Delegações da Amazônia Internacional boicotam discurso de Temer na ONU

Michel Temer em discurso na ONU. Foto: Beto Barata/Presidência da República

As delegações do Equador, Bolívia, Venezuela, Cuba, Nicarágua e Costa Rica deixaram a 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (20) durante o discurso do presidente do Brasil, Michel Temer. A atitude foi um protesto pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Os três países da Amazônia Internacional já haviam se manifestado contra o processo que resultou na saída de Dilma do comando do País, quando chamaram seus embaixadores para consulta.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, falou que o ato na evento da ONU teve impacto insignificante do ponto de vista internacional. “Próximo a zero”, afirmou o chanceler.

Quando o nome de Temer foi anunciado, os representantes dos países se levantaram e deixaram a plenária da ONU, em Nova York. Além disso, as delegações da Bolívia e de Cuba só entraram na sala quando o presidente brasileiro já havia terminado de falar. A rede de televisão multi-estatal teleSUR divulgou um vídeo do momento em que as delegações abandonam o local. 

Para explicar o protesto silencioso, o presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Sólis, divulgou uma pequena declaração oficial em seu perfil do Twitter. “Nossa decisão, soberana e individual, de não escutar a mensagem do senhor Michel Temer na Assembleia Geral obedece a nossa dúvida de que, diante a certas atitudes e ações, ele queira lecionar sobre as práticas democráticas”, afirmou o mandatário.

De acordo com o El Pais, o embaixador venezuelano na ONU, Rafael Ramírez, disse à Associated Press que Temer é “um presidente ilegítimo, produto de um golpe de Estado. Não o reconhecemos”.

*Com informações da Agência Ansa

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade