A Colômbia investe em programas de cooperação com os países El Salvador, Guatemala e Honduras, chamadas de Triângulo Norte. Segundo assessoria do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que esteve presente na Conferência sobre Prosperidade e Segurança na América Central, o país sul-americano pretende realizar projetos de colaboração na área de alimentação, saúde, modernização do Estado, inclusão do Estado e meio ambiente.
“Nossos negócios de melhorar as oportunidades econômicas dos países do Triângulo Norte”, disse o Ministro da Fazenda, Mauricio Cárdenas, que é o principal membro do gabinete ministerial do Presidente Juan Manuel Santos na conferência. O evento reúne as líderes do continente para abordar e discutir os problemas e oportunidades dos países da região.
Colômbia promete aumentar o comércio com seus parceiros do Triângulo Norte com quem tem um Tratado de Comércio Livre. O país é um dos 10 maiores intervencionistas nos países do Triângulo Norte com um montante investido de aproximadamente de US$ 2,4 milhões.
Reunião de líderes
A conferência é organizada pelos Estados Unidos em associação com México e reúne os líderes e empresários da região. Um dos projetos mais antigos já fomentados entre a Colômbia os países do Triângulo Norte é o controle da delinquência organizada transnacional em Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá e República Dominicana, em particular pelo Plano de Ação Conjunto de Colômbia e Estados Unidos para América Central e Caribe (USCAP).