Tijolo feito com caroço de açaí é desenvolvido por jovem empreendedora no Pará

Parte do açaí que é frequentemente descartada pode auxiliar na questão climática como uma solução sustentável.

Foto: Benigna Soares

No Pará, os caroços de açaí são abundantes, uma vez que a fruta é popular, mas apenas 4% deles são aproveitados. A falta de aproveitamento causa problemas de acúmulo de resíduos, prejudicando o meio ambiente. Mas jovem empreendedora Geisiane Ferreira Ribeiro do Nascimento, de 29 anos, teve uma ideia que chamou a atenção: a produção de tijolos a partir dos caroços de açaí, visando criar uma solução sustentável de descarte.  

A ideia foi apresentada na primeira Feira de Negócios Sustentáveis do Xingu, promovida pela empresa Norte Energia, em Altamira (PA), com o objetivo de criar soluções possíveis para o problema que persistente na região. A criação foi por meio da Xingu Tijolos Sustentáveis, cujos clientes são floriculturas, pessoas físicas e futuramente empresas do setor da construção civil. 

Foto: Jaime Souza

O objetivo de Geisiane é buscar a produção ambientalmente consciente, visando a redução de emissões de CO² (já que os tijolos sustentáveis não necessitam de forno), a diminuição de resíduos na obra e a redução de custos em até 40%, além de proporcionar um padrão estético atrativo.

“O tijolo passa por um processo de secagem por alguns dias, e depois ele é triturado. Após a trituração é feita uma mistura, que é colocada em uma máquina onde é feito o processo de compressão. Todos esses tijolos são compactados para que ele tenha uma resistência melhor. Depois de mais alguns dias de secagem ele já está pronto para uso”,

explica Geisiane, que já sonha com a produção em escala.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saneamento é inclusão: indígenas contam como acesso à água em Manaus muda o conceito de cidadania

Universalização do saneamento básico no maior bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos, é meta para 2030, segundo concessionária.

Leia também

Publicidade