Plataforma gratuita facilita habilitação de produtores rurais para exportação

O objetivo é permitir a habilitação do produtor e de produtos agropecuários, a partir de requisitos, padrões, processos e tecnologias, devidamente caracterizados quanto à produção.

Produtores rurais podem conseguir permissão para exportar a produção através de plataforma. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Agora ficou mais fácil para os produtores rurais conseguirem permissão para exportar a produção. Começou a funcionar, nesta semana, a nova funcionalidade da plataforma Agro Brasil + Sustentável de habilitação automática para áreas que atendem a diferentes critérios socioambientais dos países importadores.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O serviço de habilitação de Área de Produção para Exportação integra, organiza e disponibiliza informações de gestão ambiental, social e corporativa relacionadas aos produtores, empresas agrícolas e propriedades rurais para qualificar os produtos agropecuários brasileiros.

Leia também: Amazônia ganha plataforma de dados climáticos e territoriais

Plataforma gratuita facilita habilitação de produtores rurais para exportação
O serviço de habilitação de Área de Produção para Exportação integra, organiza e disponibiliza informações. Foto: Pedro Guerreiro/Agencia Pará

Leia também: Acre anuncia lançamento de plataforma que mapeia impactos de inundações no estado

A ferramenta também visa a atender às exigências de grandes mercados internacionais, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo é permitir a habilitação do produtor e de produtos agropecuários, a partir de requisitos, padrões, processos e tecnologias, devidamente caracterizados quanto à produção.

Agro Brasil + Sustentável

Lançado há um ano, o sistema Agro Brasil + Sustentável integra dados oficiais do governo e informações fornecidas pelo mercado, como certificações emitidas por instituições de avaliação de conformidade. A ferramenta auxilia produtores a atenderem às exigências socioambientais do mercado interno e externo de forma gratuita, como se habilitar para acessar recursos do Plano Safra.

Fonte: Brasil 61

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nova lei do licenciamento ambiental promete destravar obras

De acordo com a lei, empreendimentos que já possuem licença prévia terão prazo de 90 dias para apresentar os estudos ambientais exigidos.

Leia também

Publicidade