Dos 56 kb/s à era da banda larga. A fibra óptica nos permitiu ir cada vez mais longe.
Presente nas casas de muitas pessoas, poucos sabem que a fibra óptica se trata de uma tecnologia antiga. Apesar da constante evolução, ela foi inventada há mais de 70 anos.
Esse meio de transmissão de informações é realizado por meios de fios finos e transparentes feitos de vidro ou plástico. Esses fios, chamados de fibras ópticas, são utilizados como transmissor de dados de um ponto central até outro.
Considerada revolucionária, essa tecnologia proporciona uma capacidade de transmissão maior e muito mais rápida em comparação com os meios de comunicação tradicionais, como o cobre.
Fibra e Internet de qualidade
Com a possibilidade da utilização das fibras ópticas no setor de telecomunicação, ocorreu uma evolução na forma como o mundo se conecta e comunica. Fazendo assim, que elas se estabelecessem como o principal meio de transmissão de dados em grande escala.
Com o uso da fibra óptica nesse mercado, foi possível desenvolver redes de alta velocidade, ou seja, passou a ser possível transmitir grandes quantidades de dados em velocidades jamais vistas antes.
Sendo uma estrutura de comunicação rápida, moderna e com a capacidade de lidar com um grande número de usuários com uma velocidade estável, a fibra óptica se tornou uma escolha ideal para a era digital.