Porto de Manaus: a história das negociações antes da criação do Roadway

O porto de Manaus, com sua ponte flutuante em forma de T, é conhecido como Roadway, denominação deixada pelos ingleses.

Manaus em 1900: uma cidade que não existe mais

Era a Manaus do Teatro Amazonas, do Palácio da Justiça, da Alfandega. Uma Manaus de outrora. Manaus de um período que não volta mais.

Lisboa em azulejos: uma história com cinco séculos

Atualmente, os exemplos de azulejos que Lisboa ostenta são tantos e, de tal forma, variados, que a história da própria cidade pode ser lida em painéis de azulejos.

Ferreira de Castro e a Amazônia: sonho de uma humanidade

Em todos os seus livros está patente a denúncia – apresentar os fatos tão somente para o leitor ajuizar, sem jamais se socorrer da linguagem da violência ou do ódio.

Phelippe Daou Júnior: a trajetória de um empresário das comunicações na Amazônia

A trajetória do empresário das comunicações Phelippe Daou Júnior é reveladora de seus múltiplos compromissos com a vida e com a Amazônia.

Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas

Os portugueses continuam espalhados pelos vários continentes, levando consigo o saber, a língua, a cultura, o trabalho e as raízes nacionais.

Lindalva Cruz: um nome quase esquecido na musicalidade do Amazonas

Na Manaus antiga vivida por ela, eram costumeiras as grandes reuniões musicais e naturalmente saraus. Era comum a época fazer pequenas reuniões, onde a música e a poesia reinavam.

Grande Benemérita Loja Simbólica Amazonas n°2: Francisco Públio Ribeiro Bittencourt, fundador e 1° Venerável Mestre

Francisco Públio Ribeiro Bittencourt nasceu na cidade de Belém do Pará, em 12 de fevereiro de 1848. Muito criança ainda, veio para Manaus. Adquiriu uma boa cultura, dedicando-se ao magistério, política, jornalismo e serviço público.

Feliz Dia das Mães, Maria Portuguesa!

Trabalhadora do Mercado Adolpho Lisboa, em Manaus, quem a viu, não imaginava que na criatura frágil (pura aparência) já vivia uma barbeira, mateira, chofer de praça, carregadora de mercado, empregada doméstica a uma respeitável vendedora de plantas medicinais e verduras.

A Manaus que Maria das Graças Mininéa Silveiro deixou para trás

Levou com ela a essência da cidade de Manaus e da família que ficou para trás, lembranças espalhadas nos sonhos que fizeram parte da sua história.

A viagem aos Estados Unidos da América de Saul Benchimol

A cidade de nascimento não é apenas um lugar geográfico. É muito mais, também um lugar no passado que se encontra dentro da memória de Saul Benchimol.