Quem não gosta de comer cará roxo tomando aquele cafezinho quente no fim de tarde? O tubérculo é feito sempre da mesma maneira, cozido, e não podemos negar que é uma delicia. Em Manaus, um restaurante decidiu aproveitar o máximo do Cará Roxo e criou um pão a base do tubérculo que é rico em ferro, além de possuir propriedades energéticas.
Segundo a administradora da ‘Cozinha do Hereditário’, Vanessa Portela, o local gosta de criar receitas para surpreender os clientes com novos sabores e possibilidades. A ideia do pão de cará roxo partiu de um funcionário que viu uma preparação parecida, mas que levava batata roxa. “Como ela não é comum aqui, a gente decidiu usar o cará roxo. A nossa intenção é usar a matéria prima de diversas formas, uma vez que o cará roxo fica bom cozido e como purê”, contou.
Os funcionários William e Lucas, foram os responsáveis por dar forma ao pão de cará roxo. “Eles trabalharam juntos para fazer o pão. Eles fizeram a base como de qualquer outro pão, mas acrescentaram o purê de cará roxo na massa. Vale lembrar também que o pão não leva nenhum tipo de aditivo químico. Para ele ficar bem fofinho, dosamos o mesmo percentual de farinha com o de cará. Dessa forma, o pão fica com uma casca firme, crocante e miolo macio”, explicou Vanessa.
Para Vanessa, os amazônidas precisam criar. Ela destaca que na região Amazônica existem milhares de frutos que podem ser usado de várias maneiras. “Por exemplo, o cupuaçu, ele é só usado em doces, como geleia, musse e sorvetes, mas existem tantas possibilidades para se aplicar. Assim é o cará roxo, as pessoas só gostam dele cozido, porém, existem outras maneiras de prepará-lo”, disse.
Por enquanto, o pão de cará roxo é vendido apenas nos fins de semana. “Alguns clientes são assíduos, então já reservam o seu pão. E, como a nossa produção é artesanal, a minha equipe ainda está procurando uma maneira de fazer em uma escala maior. As pessoas quando veem o pão roxo, acham engraçado, mas ficam mais apaixonadas ainda quando provam”, destacou a administradora.