Empreendedorismo inovador amazonense para o mundo: conheça a konioca

Empreendedora inovou e oferece a tapioca de uma forma diferente, numa opção de fast food saudável e 100% brasileiro

A tapioca é um prato típico da região Norte brasileira que se popularizou pelo Brasil, conquistando os paladares de milhões de brasileiros. Afinal, quem não gosta dessa iguaria? Agora, a advogada e empreendedora Marcela Martins inovou e oferece a tapioca de uma forma diferente, chamada de Konioca, o produto é uma opção de fast food saudável e 100% brasileiro.

Disponível nos sabores portuguesa, queijo coalho, tucumã, romeu e julieta, castanhas, frango com requeijão, carne, bacon e queijo, o recheio é servido em um cone comestível feito à base da tapioca, que pode ser usado para montar cones com sabores quentes e frios, molhados e secos, agradando diferentes paladares. As versões doces incluem a Konioca de Nutella com morango, uma das mais pedidas pelos consumidores. 

Foto: Divulgação

Inovação

A inovação não para por aí, Marcela desenvolveu a tapioca em forma de cone que pode ser usada como casquinha de sorvete e criou o sorvete de açaí na Konioca, que tem se tornado um dos queridinhos do público. “Essa é uma ideia que tive de criar uma opção de sorvete que fosse cem por cento nossa, cem por cento brasileira, cem por cento da Amazônia. E todo mundo que experimenta diz não querer mais experimentar a casquinha convencional”, Marcela comenta.

A empreendedora segue desenvolvendo a linha da konioca e trabalha cinco produtos inovadores que estão em processo de finalização e patenteamento. 

 Da Amazônia para o exterior

O negócio está indo tão bem que a empreendedora está desenvolvendo um plano de exportação visando o mercado internacional, por meio do apoio do PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech) de Manaus, organizações que apostam no sonho da Marcela e estão atuando em parceria para viabilizar a entrada da Konioca na Europa e nos Estados Unidos. 

“Estamos montando todo o plano de exportação, que é a entrega oficial dentro do ciclo de capacitação, e a equipe deles é muito boa e comprou a ideia desde o começo, quando eu cheguei em Manaus e mostrei o vídeo do primeiro cone que saiu, que ainda não era o modelo que eu tinha idealizado inicialmente, mesmo assim eles conseguiram visualizar da forma como eu via aquilo com recheio, no mercado, sendo consumido, e apostaram na minha ideia, por isso, sou muito grata”, finaliza Marcela.

Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em 23 Estados mais Distrito Federal, com 32 Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa, cobrindo 818 municípios. 

Atualmente temos no PEIEX 69 empresas, que estão sendo qualificadas, sendo 54 de Manaus e 13 de Boa Vista. Nossa Meta é qualificarmos 125 empresas até o próximo ano. Mais informações, acesse as redes sociais (@peiex.manaus.boavista, @apexbrasil, https://m.facebook.com/peiex.manaus.boavista/, https://www.facebook.com/apexbrasil/ ou https://portal.apexbrasil.com.br/). 

Para falar diretamente e se conectar com empresas no exterior acesse o Instagram e fale com a Coordenadora Olinda Marinho (92) 99178-5706 olindamarinho.peiex@fpf.br e com a Monitora Rozana Trilha (92) 98122-1354 rozanatrilha.peiex@fpf.br.

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.

Sobre a FPF Tech

A FPF Tech é um Instituto de Ciência e Tecnologia sem fins lucrativos. Atua há 22 anos no mercado, focando na pesquisa e no desenvolvimento de serviços, soluções inovadoras e cases de sucesso nos núcleos estratégicos de Capacitação Tecnológica, Design Digital e Usabilidade, Dispositivos Móveis, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Saúde e Medicina do Trabalho, Sistemas Eletrônicos, Soluções Industriais, Tecnologias Assistivas, Verificação e Validação. 

Gera atualmente mais de 250 empregos diretos a profissionais altamente qualificados. Já graduou gratuitamente mais de 25 mil pessoas carentes da periferia de Manaus nos seus Centros de Desenvolvimento em Informática (CTI), focado na pesquisa e no desenvolvimento de serviços, soluções inovadoras e cases de sucesso nos núcleos. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade