Todo natal é a mesma coisa: um dos principais símbolos desta época do ano, o panetone, gera discussão acaloradas entre os que são apaixonados e os que não suportam o tradicional pão com frutas cristalizadas.
Nos últimos anos, em uma tentativa de agradar os paladares mais exigentes, várias versões da iguaria vêm sendo elaboradas, como panetones com gotas de chocolate, trufado, doce de leite, entre outros. Mas que tal experimentar panetones salgados, recheados com bacon, frango, queijo, peito de peru, carne seca e até calabresa?
De acordo com reportagem publicada no G1 Acre, a novidade foi criada pelo chef acreano Tarcísio Futerko e promete ser mais uma opção para as famílias que querem fugir da ceia tradicional.
“É incomum encontrar, no final de ano, nas prateleiras um panetone salgado, com recheio de frango, trufado com requeijão. Isso é raro. Então, pensei que pudesse ser bacana fazer um panetone salgado este ano”, conta o chef ao G1.
Ainda segundo o criador, mesmo pouco conhecidas, as receitas têm tido uma boa aceitação. Ele garante ainda que as possibilidades são muitas para quem deseja inovar com os panetones salgados.
“É bom para o público saber que dá pra fazer essa receita para o Natal. Dá pra apostar no recheio de frango, queijo, peito de peru, carne seca e até calabresa. Essas receitas já existem. Fizemos a de frango trufado com requeijão. Mas temos outras receitas com bacon, presunto. Todas essas dá pra fazer”, diz Futerko.
Confira a receita:
Panetone salgado
Ingredientes:
– Farinha de trigo 2000g
– Açúcar refinado 300g
– Batata cozida amassada 600g
– Fermente biológico Ins. seco 60g
– Creme de cebola em pó 20g
– Sal 20g
– Margarina 160g
– Ovos 4 unidades
– Leite líquido 700ml
Modo de preparo:
1 – Pese todos os ingredientes.
2 – Coloque na masseira a farinha de trigo, sal, açúcar, fermento, creme de cebola em pó. Misture em velocidade 1, por dois minutos.
3 – Vá adicionando ovos e leite aos poucos. Em seguida, acrescente a batata cozida e o recheio de preferência. Passe para a velocidade 2 e deixe bater até a massa ficar lisa e homogênea.
4 – Deixe a massa descansar por 10 minutos, coberta com papel filme. Divida a massa em peças de 550g e boleie.
5 – Arrume em assadeiras e leve para armário fechado para fermentar até dobrar o volume.
6 – Depois de fermentar, pincele com ovos, polvilhe queijo ralado ou gergelim, se desejar. Asse em temperatura de 150º, se for forno tipo turbo, por 35 minutos e, 180º em forno tipo lastro, por 45 minutos.
saiba mais
Em Manaus, culinarista cria panetones com sabores regionais
Ceia natalina com toque regional
Peixe é alternativa saudável e nutritiva nas ceias de fim de ano
Pontuação foi alcançada pelo Cacique Rafael Mopimop Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro. O café vencedor poderá ser degustado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).