O programa “Amazônia Que Eu Quero” já definiu os embaixadores da temporada 2025. Este ano, a proposta é debater o desenvolvimento sustentável com responsabilidade fiscal, unindo diferentes atores da sociedade civil em busca de soluções para os desafios da região.
“Os embaixadores têm a visão dos seis estados e conhecem a realidade local. Reunimos todos esses representantes que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da região”, destacou Phelippe Daou Junior, CEO da Rede Amazônica e criador do programa.
O tema da nova edição, “Amazônia Integrada — Crescimento Sustentável e Consciência Fiscal”, propõe uma abordagem prática e colaborativa sobre questões essenciais, como a gestão de resíduos, reforma tributária, incentivos fiscais e as oportunidades de negócios que respeitam o meio ambiente e promovem qualidade de vida para a população amazônica.
“O AMQQ é um projeto que busca engajar a sociedade, destacando a relevância social e econômica da região. Esses embaixadores terão um papel central na mobilização e na sensibilização do público para as questões do desenvolvimento das suas regiões”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.
Para isso, o projeto conta com a atuação de embaixadores regionais — lideranças com ampla experiência e influência local — que terão a missão de incentivar o diálogo e propor caminhos para o desenvolvimento da Amazônia.
Confira a lista dos embaixadores da temporada:

Acre
- Edson Cruz
- Oswaldo Dias
- Ricardo Leite

Amapá
- Alan Cavalcante
- André Badaró
- Gilmar Marra
- Ladislau Pedroso

Amazonas
- Bernard Teixeira
- Beto Pontes
- Carlos Oshiro
- Cláudia Bernardino
- Eliana Pinheiro
- Ilana Minev
- Régia Moreira
- Thais Chalub
- Ulisses Tapajós

Pará
- Alan Maciel
- Ian Blois
- Reginaldo Bezerra

Rondônia
- Adélio Barofaldi
- Aparício Carvalho
- Caio Pompeu

Roraima
- Geraldo Ticianeli
- Isabel Itikawa
- Luiz Brito
- Remídio Monai
A presença desses embaixadores fortalece o papel do projeto como uma plataforma de diálogo e construção coletiva. Ao longo do ano, eles participarão de ações, encontros e iniciativas que buscam ouvir a população, apresentar caminhos e contribuir para uma Amazônia mais justa, integrada e sustentável.
Sobre o Amazônia Que Eu Quero
Concebido em 2019, o Programa ‘Amazônia Que Eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e do Grupo Rede Amazônica, com o objetivo de promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade. O programa também realiza o levantamento de informações junto aos gestores públicos e incentiva a participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas para esse fim.
