Manaus 30º • Nublado
Quinta, 01 Dezembro 2022

Último episódio da série "Startups" mostra como criar e manter uma startup no mercado; assista

Com o aumento no número de startups na região norte, especialistas acreditam que esses empreendimentos são o futuro do mercado mundial. E acredite, é possível garantir reconhecimento e muito recurso financeiro. Mas como criar um startup?

A empresária Mayara Coelho, uma das fundadoras da startup "Akiry", é exemplo disso. A jovem é uma das maiores investidoras em plataformas de streaming na região. "Nós fornecemos aos criadores de conteúdo uma plataforma de vídeo personalizada, onde eles podem ter acesso a informações da sua audiência, uma melhor gerência dos alunos. Um projeto que nasceu quando eu ainda era universitária, mudou a minha vida", explicou.

Outro empresário que alcançou o sucesso no mundo das startups, foi Jorge Alves, que junto a dois sócios criaram a "Navegam", especializada em venda e compras de passagens de transportes fluviais. "Nosso objetivo é melhorar a compra e venda de passagens. Mapeamos todas embarcações, dias e horários e colocamos no nosso sistema, trazendo a solução para o barco para que ele possa controlar seus passageiros, os documentos e melhorando a lista de passageiros que é enviada para marinha. Em 2005 quando eu comecei a pensar em uma ideia eu não tinha as ferramentas que meus dois sócios trouxeram para mim. Eles trouxeram esse mundo para mim e casa, estou achando maravilhoso. Eu sou um cara bruto, mas esse mundo, tudo que eu aprendi, só trouxe benefícios", declarou.

A Fundação Rede Amazônica (FRAM), coordenadora do "Acelera Hub Space", espaço criado para receber e apoiar startups regionais, desenvolve eventos de imersão para jovens empreendedores. "O Acelera Hub Space é um espaço criado para fomentar o empreendedorismo e inovação. Por isso criamos o Hub que é um desdobramento do projeto Acelera Amazônia que é composto por salas de reuniões para startups e projetos da região. Além disso, realizamos eventos semanalmente para incentivar que os jovens desde a base estejam envoltos nesse mundo", explicou a coordenadora de inovação da Fundação Rede Amazônica, Maria Cecília Costa.

Mas como criar uma startup?

Segundo o presidente do conselho regional de economia, Marcus Evangelista, o passo mais difícil, não é criar um startup e sim, mantê-la no mercado. "Para você ser de fato um sinônimo de sucesso, você precisa passar pelo período de maturação. Isso acontece com todas as empresas de qualquer porte, que justamente aqueles primeiros meses que você está colocando em prática o seu planejamento. Se de fato, for viável e atender todos os quesitos, com certeza a sua startup será o primeiro passo para um grande sucesso", explicou ele.

Aos que desejam tornar uma ideia num grande negócio, o especialista deixa várias dicas. "Você ter uma ideia inovadora é essencial. Pesquise se esse negócio já existe, se realmente é eficiente, pois quando for apresentar ao investidor, essas informações são extremamente importantes, o retorno financeiro principalmente", disse ele.

Assista a versão em vídeo desta matéria, acessando o Globoplay:

...

Bom Dia Amazônia de terça-feira, 13 de setembro de 2022 | Bom Dia Amazônia | Globoplay

A matéria criada pela Fundação Rede Amazônica mostra startups de sucesso na região norte.

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 01 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/