O estado do Acre receberá, nos dias 18 e 19 de agosto, dois eventos do projeto Amazônia Que Eu Quero, promovido pela Fundação Rede Amazônica. A programação será voltada a debates sobre a gestão de resíduos em todo o estado. Os encontros terão transmissão ao vivo e cobertura multiplataforma pelos veículos do Grupo Rede Amazônica.
“Quando o Amazônia Que Eu Quero desembarca em uma cidade, não é só um painel, é um movimento que conecta sociedade civil, poder público e especialistas em torno de um mesmo objetivo: transformar a Amazônia de dentro para fora”, destacou Mariane Cavalcante, diretora-executiva da Fundação Rede Amazônica.
Canvas do “Amazônia Que Eu Quero” sobre gestão de resíduos
Data: 18 de agosto
Horário: 9h
Local: UNAMA
O Canvas será realizado com alunos do oitavo período do curso de Direito. A proposta é que os estudantes discutam os desafios da região e apresentem soluções. A atividade será conduzida por Matheus Aquino, coordenador de projetos da Fundação Rede Amazônica.
“Estamos felizes em estar no Acre para aplicar o Canvas, ouvindo universitários que têm muito a contribuir. Vamos acompanhá-los nesse processo de idealização de soluções que vão compor o caderno a ser entregue às autoridades, com propostas para o desenvolvimento local”, afirmou Matheus Aquino.
Painel do “Amazônia Que Eu Quero” sobre gestão de resíduos
Data: 19 de agosto
Horário: 20h
Local: FIEAC
Transmissão ao vivo: Amazon Sat e g1 Acre
No dia seguinte, a capital acreana recebe um painel sobre gestão de resíduos, que será mediado pelo jornalista e apresentador da Rede Amazônica, Murilo Lima. O evento reunirá especialistas para discutir os desafios e as soluções no contexto local.
“O que fazer com a quantidade enorme de lixo gerada todos os dias é um dos maiores desafios das cidades, sejam elas grandes ou pequenas. Por isso, discutir alternativas viáveis e urgentes para a gestão de resíduos é essencial para garantir não só o bem-estar das populações atuais, mas também o futuro das novas gerações”, destacou Murilo Lima, mediador local.
Convidados confirmados:
- Diego Leite – Engenheiro sanitário
- Kemmil de Araújo Lima – Diretor da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco
- Ricardo Brandão – Secretário de Planejamento do Estado do Acre
Sobre o “Amazônia Que Eu Quero”
Criado em 2019, o Amazônia Que Eu Quero é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e do Grupo Rede Amazônica que promove a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade. A proposta também inclui o levantamento de informações com gestores públicos e a participação ativa da população.
