Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022

Consciência Limpa: reportagem especial fala sobre as “Mudanças Climáticas”

A Fundação Rede Amazônica lançou nesta sexta-feira (29) mais um episódio do quadro "Consciência Limpa" que abordou o tema "Mudanças Climáticas". A matéria mostra as consequências do aquecimento global para o mundo como as altas temperaturas, pandemias, queimadas descontroladas, entre outros.

O especialista em meio ambiente, Marcelo Creão, foi um dos entrevistados e explicou como a Revolução Industrial em 1960 influenciou o aumento dos casos de mudanças climáticas no mundo. "A partir dessa ação histórica o uso de gases fósseis que são os principais vilões nós percebemos ainda mais clara as mudanças climáticas. Existiram sim chuvas fortes, maremotos, entre outros fenômenos, mas nos dias de hoje é ainda mais perceptível", disse o especialista.

Creão também explicou que as ações do dia a dia são importantes para frear o aquecimento global e consequentemente, as mudanças climáticas. "O ato de desligar uma lâmpada, evitar o uso de combustíveis fósseis, ou materiais de madeira por exemplo, são essenciais. Essas ações são de extrema importância pois se cada pessoa fizer isso em seus lares teremos uma somatória de ações pequenas que se tornarão muito significativas", ressaltou.

A reportagem especial mostra projetos da região que buscam conscientizar jovens e adultos sobre as formas de evitar o aquecimento global.

Através da reposição de carbono, o projeto "Carbono Neutro'', criado pelo Idesam em 2002, busca ajudar o meio ambiente e ainda, ribeirinhos da região oeste do Amazonas. "O nosso projeto tem uma pegada ambiental muito forte que vem desde o reflorestamento da Amazônia e a compensação de carbono, mas também tem uma parte social. A gente vai fazer o plantio de árvores para a captação de carbono em sistemas agroflorestais que vão consorciar espécies florestais, agrícolas, econômicas e essas espécies vão acabar ajudando na segurança alimentar de comunidades tradicionais que vivem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável aqui no Amazonas", disse ela.

Em Manaus, o projeto Youth Climate Leaders (YCL), criado por quatro jovens brasileiras, busca conscientizar a população sobre as mudanças climáticas através de cursos online. "Temos o curso de lideranças, nós realizamos de forma online para diversos jovens no brasil e fora dele com essa didática através diversos temas ligados a mudanças climáticas. Formado esse jovem ele é convidado a participar de uma rede de liderança onde temos essa troca de informações sobre o tema", disse ele.

Assista a matéria na íntegra:

Quadro Consciência Limpa

O quadro Consciência Limpa foi criado pela Fundação Rede Amazônica para abordar assuntos de interesse social sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente. A reportagem especial vai ao ar quinzenalmente no jornal matinal "Bom dia Amazônia" na Rede Amazônica - afiliada à Rede Globo. Temas como, banco de sementes, empresas do futuro e Áreas de Proteção Ambiental em Manaus.



Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/