A Fundação Rede Amazônica realizou, nesta sexta-feira (30), o encerramento da primeira fase do projeto “Pipoca em Cena” com uma sessão de curtas-metragens na Escola Estadual Professora Eliana de Freitas Morais – CMPM 7, localizada no bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus.
“Esse projeto, para mim, é o carro-chefe e a menina dos olhos da Fundação Rede Amazônica. Com ele, conseguimos proporcionar aos alunos e às crianças a experiência de viver o mundo do cinema. Aproveitamos a iniciativa para despertar neles o desejo de criar e fazer acontecer”, destacou Claudia Daou Paixão, diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica.
O evento contou com exibições de produções realizadas pelos próprios estudantes, além da animação “Arca de Noé”, da Globo Filmes, inspirada nas canções de Vinicius de Moraes. Pipoca e refrigerante foram distribuídos gratuitamente aos participantes.
“Acho que, como toda pessoa que ama a cultura e a arte, vejo o cinema como um meio de ensino que vale a pena ser compartilhado. Ver o meu curta-metragem e o dos meus amigos sendo exibidos, fruto da nossa criatividade, foi incrível”, destacou o aluno João Lucena.
O “Pipoca em Cena” tem como objetivo ampliar o acesso à produção audiovisual e incentivar o protagonismo juvenil por meio do cinema.
“O tema dos curtas é algo sensível nos dias de hoje e de extrema importância. Conseguir conscientizar os alunos sobre a questão ambiental é muito produtivo para a sociedade”, destacou Eduardo Pavese, diretor da escola.
A partir do dia 9 de junho, o projeto segue com novas oficinas no CETI Elisa Bessa Freire, na Zona Leste da capital. A nova etapa será encerrada com uma mostra dos curtas produzidos pelos alunos no dia 17 de junho. Na ocasião, também será exibido um filme da Globo Filmes, promovendo uma experiência completa de cinema para a comunidade escolar.
