Lançamento da Temporada ‘Amazônia Integrada’ debate crescimento sustentável e consciência fiscal

A nova temporada do Amazônia Que Eu Quero terá o tema Amazônia Integrada: Crescimento Sustentável e Consciência Fiscal e promete discutir os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região, aliando preservação ambiental e crescimento econômico.

“A reforma tributária é um tema de grande impacto, especialmente para os estados ligados à Zona Franca de Manaus, e uma oportunidade para esclarecer mudanças e seus efeitos. Ao mesmo tempo, a gestão eficiente dos resíduos é essencial para reduzir os impactos ambientais do crescimento urbano, como a contaminação de rios e solos”, destacou Débora Holanda, coordenadora do Amazônia Que Eu Quero.

Os temas centrais desta temporada incluem gestão de resíduos e reforma tributária, abordando questões como:

  • Gestão Integrada de Resíduos, com foco em lixões, aterros sanitários e tecnologias inovadoras para minimizar impactos ambientais;
  • Educação Ambiental e Economia Circular, promovendo conscientização e a aplicação dos princípios dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
  • Preservação da Zona Franca de Manaus (ZFM) dentro da Reforma Tributária, garantindo incentivos fiscais e competitividade regional;
  • Tributação e Sustentabilidade, explorando o equilíbrio entre arrecadação e preservação ambiental na Amazônia.

Evento de Lançameto

O primeiro evento da temporada será o Plano B, restrito a convidados, e acontecerá no próximo sábado, 29 de março, às 9h, no Auditório da Rede Amazônica, em Manaus. A transmissão ao vivo pela CBN Amazônia Manaus começará às 9h30, com mediação da coordenadora do projeto, Débora Holanda, e do embaixador Carlos Oshiro.

“O resgate do projeto Plano B, que já integrou a Rede Amazônica e a CBN, me deixa muito feliz. Era um espaço de reflexão sobre novas matrizes econômicas para reduzir nossa dependência da Zona Franca de Manaus. Mediar um evento tão relevante é uma grande responsabilidade. Dividir essa missão com Débora Holanda torna tudo ainda mais gratificante para mim, que apresento o programa aos sábados na CBN”, destacou Carlos Oshiro.

O evento que abrirá a nova temporada do projeto contará com a presença de especialistas, convidados e autoridades, que discutirão como a reforma pode impactar a região, garantindo sustentabilidade e crescimento econômico.

Sobre o Amazônia Que Eu Quero’

Concebido em 2019, o Programa ‘Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 40 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Parque das Tribos: o maior conglomerado indígena não aldeado do Brasil

Localizada na Zona Oeste, o Parque das Tribos reúne cerca de 35 etnias na zona urbana de Manaus.

Leia também

Publicidade