Glocal Amazônia 2024: Fundação Rede Amazônica encerra projeto com plantio de árvores em zona rural de Manaus

Nesta quarta-feira (4), a Fundação Rede Amazônica realizou o plantio de 100 mudas de árvores na Comunidade São Francisco do Mainã, localizada no bairro Puraquequera, Zona Leste de Manaus. O plantio faz parte de uma ação socioambiental que visa minimizar os impactos da emissão de carbono resultantes da execução da Glocal Amazônia 2024.

“A Fundação procura trabalhar em todos os nossos projetos essa compensação ambiental. Essa carboneutralização que estamos promovendo com o nosso plantio é muito importante e está alinhada aos nossos princípios ESG, aos quais nos comprometemos publicamente e consideramos como pilares fundamentais”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

Foto: Leonardo Matheus | Fundação Rede Amazônica

A ação contou com o voluntariado dos colaboradores da Rede Amazônica e da equipe da TV Globo do “Bom Dia Brasil”, que está em Manaus para produzir e ancorar o telejornal especial sobre o Dia da Amazônia, direto da capital amazonense nesta quinta-feira.

“A Amazônia é extremamente importante para todos nós no Brasil. Sabendo disso, amanhã faremos o ‘Bom Dia Brasil’ diretamente da Amazônia. Estaremos com o jornal ao vivo aqui de Manaus, mostrando a situação atual, especialmente neste ano em que a estiagem chegou mais cedo. Estaremos ouvindo as pessoas e observando as dificuldades de lidar com este mês mais seco do que o esperado”, destacou Ana Paula Araújo, apresentadora do Bom dia Brasil.

Todas as 100 mudas plantadas são de árvores nativas da região e possuem registro do plantio com georreferenciamento em tempo real. Além disso, foi emitido um certificado com registro, permitindo que qualquer pessoa possa acessar e verificar a localização dessas mudas.

“A plataforma permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, adquira uma muda na floresta amazônica. Além de adquirir, é possível monitorar a muda via GPS, com o georreferenciamento feito no momento do plantio, acompanhando seu crescimento por satélite”, destacou Vicente Tino, CEO da Tree Earth.

A Glocal Amazônia ocorreu entre os dias 22 e 24 de agosto, no Centro Histórico de Manaus. O evento proporcionou diálogos com figuras de relevância nacional e internacional sobre soluções sustentáveis, inovação sistêmica, negócios de impacto, bioeconomia e outros temas essenciais para o bioma amazônico, que afetam a sociedade brasileira como um todo.

“Nosso intuito foi abordar grandes temas da região Amazônica por meio de rodas de conversa, pactos, agenda glocal e outras atividades que têm o compromisso de gerar ações de impacto e desenvolvimento na região”, destacou Rodrigo Baggio, Head da Glocal.

Essa iniciativa reflete o compromisso da Fundação Rede Amazônica com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, destacando a importância de ações concretas para a redução das mudanças climáticas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade