A Fundação Rede Amazônica realizou nesta terça-feira (5), no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), em Macapá, um painel do projeto Amazônia Que Eu Quero. O evento teve como foco a gestão de resíduos sólidos no estado.
A mediação foi feita pela jornalista Ruanne Lima, da Rede Amazônica. Participaram do debate Walcir Marvulle, secretário municipal de Meio Ambiente; Marília Nery, diretora-executiva da empresa Amazon Reuse; e Menyklen Penafort, professor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e especialista em resíduos sólidos.
Durante o painel, os convidados discutiram os principais desafios enfrentados pelo Amapá na coleta, tratamento e reaproveitamento de resíduos. Também foram apresentadas iniciativas locais que buscam tornar o processo mais eficiente e sustentável.
Nesta quarta-feira (6), o projeto realiza uma edição especial do Canvas com alunos do ensino médio na Escola Estadual Maria Neusa do Carmo, em Macapá. A atividade tem como objetivo debater problemas da comunidade e incentivar os jovens a sugerirem soluções. A condução será feita por Matheus Aquino, coordenador de projetos da Fundação Rede Amazônica.
Sobre o projeto
Criado em 2019, o Amazônia Que Eu Quero é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica, em parceria com o Grupo Rede Amazônica. O projeto promove a educação política e socioambiental, incentivando a participação da população e o diálogo com diferentes setores da sociedade. Também realiza o levantamento de propostas junto a gestores públicos, com foco no desenvolvimento sustentável da região.
