A cerimônia aconteceu na tarde desta segunda (21) no auditório do Grupo Rede Amazônica.
Manaus– A Fundação Rede Amazônica (FRAM) realizou na última segunda-feira (21) no auditório do Grupo Rede Amazônica, a cerimônia de premiação do concurso literário ‘Conta um Conto’. Na ocasião, os vencedores foram contemplados com prêmios como notebooks e smartphones.
O concurso acontece a cada dois anos. Na edição de 2023, o tema escolhido foi “Amazônia Sem Fome”, e as categorias de inscrição foram: categoria Amazonas e a categoria Amazônica, que compreende os alunos dos estados: Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.
Segundo o professor Mário Silva, do Centro de Estudos Evolução, os principais critérios que foram levados em conta para a seleção foram: capacidade de imaginação, capacidade de redação e a maneira de expressão textual e contextualização do tema.
Jorge da Silva, tem 10 anos, e foi um dos vencedores do Conta um Conto, na categoria Amazonas. Ele nos conta como foi participar do concurso e do apoio que recebeu da família e dos amigos:
“Quando eu soube que fui um dos premiados, fiquei muito feliz e de certa também muito surpreso, porque sei que a concorrência foi gigante. Mas, tive muita força de vontade, e com o apoio dos meus pais, dos meus amigos, consegui alcançar o meu objetivo, e hoje estou aqui recebendo o meu prêmio E assim como eu, acredito que todos aqueles que se dedicam, também podem estar aqui, é só se inscrever e perseverar.”. Declara Jorge da Silva
Debora Holanda é coordenadora do Cidade do Jazz. Ela ressalta a importância de realizar mais uma edição do concurso literário que premia os melhores contos da Amazônia:
“É uma alegria muito grande poder encerrar o Conta um Conto assim, pra cima, com os vencedores, com a família, os professores e todos os nossos parceiros e equipe de produção do projeto. Para gente, enquanto Fundação Rede Amazônica é muito importante realizar projetos como esse que se dedicam a fomentar educação, a literatura e estimular o hábito e prazer pela leitura, pela escrita, e contribuir, de alguma forma, para que no futuro possamos ter novos escritores e contadores de história,” Destaca Debora Holanda.
Sobre a Fundação Rede Amazônica
A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.
Confira o nome e a categoria dos vencedores AQUI ABAIXO:
AMAZONAS
CATEGORIA 9 a 10 anos –
1. Josué Marcos Mendes dos Santos – 10 anos
2. Sofia Luiza de Oliveira Romao – 9 anos
CATEGORIA 11 A 12 anos
1. Lucas Daniel de Souza Dias – 12 anos
2. Jorge Henrique da Silva – 11 anos
CATEGORIA 13 a 14 anos
1. Acássia Maria Costa Falcão – 13 anos
2. Jéssica Heloisa dos Santos – 13 anos
2. Ana Paula Oliveira Silva – 13 anos
AMAZÔNIA LEGAL
CATEGORIA 9 a 10 anos
1. Heitor Chucre Machado – 10 anos (Amapá)
2. Thiarla Isabely Pacheco da Silva – 9 anos (Rondônia)
CATEGORIA 11 A 12 anos
1. Thizayne Keture Tavares da Silva – 11 anos – (Amapá)
CATEGORIA 13 a 14 anos
1. Ulisses Chucre Machado – 13 anos (Amapá)
Apoio
O concurso literário `Conta um Conto` faz parte das atividades do projeto Cidade do Jazz 2023, que recebe o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Supermercados DB e Apa Móveis, e também tem como parceiros, a Bemol e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia- IDESAM.