Dia Mundial do Rádio: A importância do veículo e o papel da Fundação Rede Amazônica na divulgação de projetos

Nesta quinta-feira (13), o mundo celebra o Dia Mundial do Rádio, uma data estabelecida pela UNESCO para reconhecer a importância desse meio de comunicação na disseminação de informação, cultura e educação. Com mais de um século de história, o rádio continua sendo um dos veículos mais acessíveis e eficazes para alcançar diferentes públicos, especialmente em regiões remotas.

“A Fundação compreende essa força e utiliza o rádio como um dos principais canais para divulgar seus projetos e parcerias voltados ao desenvolvimento social e sustentável da nossa região. Por meio da CBN Amazônia, a Fundação leva informação de qualidade por meio dos nossos projetos”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

O Rádio como Ferramenta de Transformação Social

Por meio de campanhas educativas, campanhas de conscientização e coberturas especiais, a Fundação Rede Amazônica utiliza o rádio para amplificar mensagens sobre temas essenciais, como preservação ambiental, inclusão social, educação e saúde. Projetos como Consciência Limpa, que aborda questões ambientais e de sustentabilidade, chegam a milhares de ouvintes, incentivando mudanças de comportamento e o engajamento da sociedade.

“O rádio, por ser um meio ágil e acessível, garante que essas informações alcancem até mesmo comunidades mais distantes, onde o acesso à internet ainda é limitado. Além disso, ele dá voz a diferentes realidades e conecta a sociedade a temas urgentes, como educação, saúde e meio ambiente”, destacou Anderson Mendes, gerente de conteúdos especiais da Fundação Rede Amazônica.

Além disso, a parceria com empresas privadas e instituições públicas permite a realização de ações estratégicas, conectando diferentes setores da sociedade em prol do desenvolvimento da região amazônica.

Projetos Voltados para o Rádio

Em 2025, a Fundação Rede Amazônica lançará a primeira temporada do Rede Voluntária, voltado exclusivamente para a comunicação na CBN Amazônia Belém. O programa oferecerá espaço para entidades e ONGs apresentarem seus cases de sucesso. O primeiro episódio será transmitido amanhã (14), ao vivo no Estação CBN, com apresentação de Tatiane Lobato.

“Esse projeto foi desenvolvido com o objetivo de compartilhar histórias de voluntários no estado, destacar o impacto social dessas ações e incentivar a participação da comunidade em causas humanitárias. Além de divulgar ações locais, a proposta é sensibilizar a população sobre a relevância do trabalho voluntário e estimular o engajamento de novos participantes”, destacou Leonardo Matheus, especialista em conteúdos especiais da Fundação Rede Amazônica.

A celebração do Dia Mundial do Rádio reforça a necessidade de valorizar esse meio de comunicação e seu papel na construção de uma sociedade mais informada e participativa. A Fundação Rede Amazônica reafirma seu compromisso com a democratização da informação, utilizando o rádio como um canal de voz para os amazônidas e um instrumento de transformação social.

Sobre a Fundação Rede Amazônica:

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 39 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade