Dia do Cinema: Fundação Rede Amazônica incentiva e fortalece a produção regional

Nesta quinta-feira (19), é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro, uma data que destaca a importância da sétima arte na formação cultural e no desenvolvimento social do país. Na Região Norte, a Fundação Rede Amazônica tem um papel fundamental nesse movimento, promovendo projetos que estimulam a produção audiovisual local e aproximam jovens do universo cinematográfico.

Entre as iniciativas, se destaca o projeto “Pipoca em Cena”, que oferece oficinas de audiovisual para adolescentes e jovens de escolas públicas. Durante as atividades, os participantes aprendem sobre roteiro, produção, captação de imagens, edição e linguagem cinematográfica. Ao final do processo, eles têm a oportunidade de produzir curtas-metragens, que são exibidos em sessões especiais para a comunidade escolar.

“O impacto do Pipoca é enorme. A ideia é levar educação por meio da arte. Só o fato de essas crianças e adolescentes terem a oportunidade de retratar a própria realidade e comunidade, sob a perspectiva de quem realmente vive aqui, já faz toda a diferença”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

Além de ações voltadas para a formação, a Fundação também apoia e fortalece a produção regional, criando espaços de visibilidade, por meio dos veículos de comunicação do Grupo Rede Amazônica, para obras feitas na Amazônia. Assim, os conteúdos produzidos ganham alcance e ajudam a contar histórias que refletem a identidade, os desafios e as belezas da região.

“Faz parte do DNA da Fundação Rede Amazônica apoiar e incentivar produções culturais que valorizem, fortaleçam e contem a história da nossa região. Acreditamos no poder do audiovisual como uma ferramenta de transformação social, de preservação da nossa cultura e de formação de novas gerações”, destacou Anderson Mendes, cineasta e gerente de conteúdos especiais da Fundação Rede Amazônica.

No aniversário de 39 anos da Fundação, no ano passado, a equipe de conteúdos produziu um documentário que contou a história da Fundação Rede Amazônica e como ela impactou milhares de pessoas.

“Ficamos felizes em realizar esse documentário, que pode ser considerado histórico, visto que conta a história de uma instituição que impactou milhões de pessoas com cursos técnicos e com projetos. Nesse documentário, conseguimos mostrar tudo o que mudou e tudo o que é feito hoje pela Fundação”, destacou Leonardo Matheus, especialista em conteúdos especiais.

No Dia do Cinema, a Fundação reforça seu compromisso em utilizar o audiovisual como ferramenta de transformação social e desenvolvimento da região.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 40 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PAA Indígena fortalece produção sustentável e dignidade aos Cinta Larga em Rondônia

O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas, com pagamento justo e logística garantida.

Leia também

Publicidade