A matéria especial do quadro “Consciência Limpa” exibida no jornal matinal “Bom dia Amazônia”, mostra os motivos para o aumento de voluntários em projetos sociais de todo o Brasil.
Pesquisas mostram que houve um crescimento de quase 8 vezes no número de voluntários no Brasil nos últimos cinco anos. Em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 7 milhões de brasileiros eram voluntários em projetos sociais. Já em 2022, o Instituto do Voluntariado do Brasil mostrou que mais de 57 milhões de brasileiros ingressaram no voluntariado em projetos voltados à educação ou saúde.
A Fundação Rede Amazônica (FRAM) mostrou exemplos de voluntários em Manaus no quadro “Consciência Limpa”. a psicóloga Daniela Ferreira, voluntária no projeto de educação “Caminho Seguro” que atua na zona norte de Manaus. “Eu conheci o projeto e me apaixonei de cara. Poder ajudar essas crianças com educação, com apoio emocional e até mesmo alimentício é muito especial. Voluntariado é doar o seu tempo e o seu amor para o bem do próximo”, declarou.
Segundo o coordenador de um dos maiores grupos de voluntários da região norte, Neto Santos, o voluntariado pode ser realizado por qualquer pessoa, com responsabilidade e afeto. “O ecossistema do voluntariado cresce cada vez mais pela necessidade das pessoas, não só das que são ajudadas, mas de quem quer ajudar. Todo mundo pode ser voluntário e isso não significa que você precisa trabalhar em algum lugar de graça, você pode fazer uma doação, um lanche, doar seu tempo, existem várias formas de ajudar’, explicou.
Para acompanhar a matéria completa, acesse o link abaixo: