Consciência Limpa destaca visita da Fundação Rede Amazônica para melhorar abastecimento de água em Paricatuba

A Fundação Rede Amazônica, em parceria com a Ambitek, realizou uma visita técnica à Vila de Paricatuba, em Iranduba (AM), para avaliar e propor soluções para o abastecimento de água na comunidade. A ação, que visa garantir um fornecimento adequado e seguro para mais de 600 famílias, foi destaque no quadro Consciência Limpa do Bom Dia Amazonas, da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, nesta terça-feira (18).

“O Consciência Limpa busca destacar iniciativas sustentáveis em toda a nossa região. Desta vez, fizemos uma pequena viagem para destacar essa parceria da Fundação, que, após essa análise, pode trazer melhorias para as famílias e turistas da Vila de Paricatuba”, destacou Leonardo Matheus, repórter.

Durante a visita, especialistas e membros da Fundação, juntamente com moradores locais, percorreram as instalações do sistema de abastecimento de água. O processo incluiu a verificação da infraestrutura existente e a identificação de falhas que possam comprometer a regularidade do fornecimento de água potável.

“A Fundação tem como compromisso o desenvolvimento social das comunidades, não só em Manaus, mas também na região metropolitana. Na Vila de Paricatuba, verificamos que existem poços artesianos, mas sem filtragem. Por isso, viemos aqui para fazer essa análise, em parceria com outros colaboradores da Fundação. A ideia, quem sabe, é oferecer soluções para que a comunidade possa consumir água de qualidade”, destacou Matheus Aquino, especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica.

Um dos pontos analisados foi a escola municipal da vila, que atende todas as crianças da região. A previsão é que, após a conclusão dos estudos, sejam implementadas medidas para aprimorar o sistema de abastecimento de água, garantindo um fornecimento contínuo e eficiente.

“A próxima etapa será levar as amostras ao laboratório, onde será realizado um processo de análises físico-químicas e bacteriológicas. Com isso, poderemos identificar se há alguma alteração na parte física, química ou microbiológica da água, para saber se ela está apropriada para o consumo. Muitas vezes, as pessoas consomem água que acreditam ser potável, mas na verdade não é. Portanto, um trabalho como este é fundamental para identificarmos e, futuramente, corrigirmos qualquer problema”, destacou João Rubim, bioquímico.

Localizada às margens do Rio Negro, a Vila de Paricatuba fica a aproximadamente 30 quilômetros de Manaus e é conhecida por atrair turistas interessados em visitar as ruínas de um antigo leprosário. A iniciativa da Fundação Rede Amazônica reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e ambiental das comunidades amazônicas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Três curiosidades sobre Feliz Natal – e não estamos falando da data

Entre as diversas versões contadas sobre a origem de Feliz Natal, algumas curiosidades revelam que um nome alegre pode ser o reflexo de muita luta.

Leia também

Publicidade