Consciência Limpa destaca projeto inspirado na COP30 que estimula estudantes a desenvolverem estudos ambientais em Manaus

Nesta terça-feira (01), o quadro Consciência Limpa destacou no telejornal Bom Dia Amazonas, da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, a união de três escolas que participaram de um evento promovido ao longo de três dias. A iniciativa contou com palestras e apresentações de projetos focados nos desafios ambientais locais, incentivando soluções sustentáveis.

“Acreditamos que a conferência pode se tornar o ponto de partida para a criação de redes de jovens ambientalistas e para a promoção de novas iniciativas. Além disso, a participação em projetos como este estimula o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, liderança, pensamento crítico e resolução de problemas”, destacou Nelly Falcão de Souza, diretora da escola que organizou o evento.

Desde fevereiro, alunos da escola promotora do evento estão envolvidos em oficinas preparatórias, aprofundando estudos em subtemas ambientais. O objetivo é direcionar pesquisas e propor soluções viáveis para questões ecológicas. A estudante Mariana Lobão, de 12 anos, ressaltou a relevância da iniciativa.

“É essencial compreender, desde a infância até a adolescência, a importância do meio ambiente para a nossa vida. Não se trata apenas de evitar a poluição ou o desmatamento, mas também de reconhecer que pequenas ações, como plantar uma árvore, regá-la, cuidar dela e não jogar lixo no meio ambiente, fazem a diferença. Isso é algo fundamental para todos nós sabermos. O que estamos aprendendo agora certamente será útil para o nosso futuro”, afirmou a estudante.

Com o tema “Transformação do Brasil com Educação e Justiça Climática: Ações Possíveis para a Restauração de Igarapés, a Gestão de Resíduos Sólidos e a Arborização Urbana”, a conferência foi inspirada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém do Pará. Durante o evento, foram discutidos temas como a redução das emissões de gases de efeito estufa, as mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade.

“Foi a partir da COP que tivemos a ideia de realizar essa conferência. Nosso objetivo é dar protagonismo aos alunos, considerando que são jovens e adolescentes. Entendemos que este é um momento especial e uma oportunidade ideal para a realização deste evento”, destacou Carlos Henrique Abreu, professor de ciências e biologia.

Ao final da conferência, os alunos realizaram uma votação em assembleia para selecionar as propostas mais relevantes e viáveis. As ideias escolhidas serão apresentadas às autoridades e à sociedade civil, com o intuito de gerar impacto real na preservação ambiental.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festividades de São Benedito são símbolo de fé da comunidade afrodescendente no Pará

Em 2024, a Marujada de São Benedito se tornou Patrimônio Cultural do Brasil e representa um passo fundamental para a preservação das tradições que moldam a cultura da região.

Leia também

Publicidade