A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita à sede da Rede Amazônica, no Amapá, no bairro do Buritizal, na Zona Sul de Macapá. A peregrinação é parte da programação do Círio 2024, que acontece neste domingo (13). O momento foi de honra e oração durante a transmissão do JAP1. A empresa é a última instituição a receber a imagem.
Este ano, a festividade conta pela segunda vez com a cobertura completa da emissora e o projeto Círio na Rede, que transmite a programação na íntegra a partir das 6h40 da manhã, diretamente da Praça do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, pela televisão, g1 Amapá, rádio CBN Amazônia, Globoplay e através do Amazon Sat, canal 29.1.
O gerente de jornalismo da Rede Amazônica, Arilson Freires, disse que além das transmissões, o Círio na Rede, realiza diversas ações ao decorrer da festividade. Como a troca de alimentos não perecíveis por itens personalizados exclusivos.
“O Círio na Rede é um grande projeto da Fundação Rede Amazônica que envolve várias ações, como, por exemplo, um espaço exclusivo para pessoas com deficiência para assistirem à Missa Campal no Santuário de Fátima, também a coleta de resíduos sólidos para serem reciclados, o Dia ‘D’, que é para a troca de alimentos não perecíveis por itens, como camisas e bonés”, disse.
Dentre os alimentos que podem ser oferecidos na troca estão: arroz, feijão, farinha, macarrão, leite em pó (400 gramas), açúcar, café (250 gramas), floco de milho (100 gramas), óleo, lata de sardinha. Por 3 quilos os fiéis levam uma camisa e a cada 2 quilos um copo ou outros itens.
Arilson citou ainda a importância da tradição da presença da equipe de jornalismo no evento e a presença da imagem da santa no estúdio durante um dia completo.
“A imagem de Nossa Senhora de Nazaré representa muito a população amapaense. Obviamente para nós jornalistas que estamos na rua o tempo todo sempre trabalhando essa imagem. Também representa muito para o jornalismo aqui e jornalismo geral. Eu considero de uma grande importância, que a igreja católica presta para a rede amazônica deixar a imagem da Santa aqui conosco guardada sob os nossos cuidados durante um dia inteiro”, contou o gerente.
O Diretor Executivo da Rede Amazônica, Eduardo Fiore, disse que a tradição da chegada da imagem à empresa é uma tradição e o apoio do Círio na Rede à população ressalta o compromisso anual da emissora com os fiéis, durante a celebração.
“É um orgulho, uma satisfação muito grande receber a imagem. Isso faz com que a gente fortaleça esse entusiasmo, essa vibração. No ano passado nós tivemos 240 mil fiéis. Para esse ano a gente pensa numa quantidade superior e estamos nos preparando para isso. Temos realmente esse zelo com a nossa população, com os fiéis. Quando a gente fala de um parceiro que é a Águas da Amazônia, é a questão de que realmente todos os fiéis tenham pontos para se hidratar. Estamos no decorrer da semana entrevistando pessoas ligadas à área de nutrição, à área esportiva, a questão de dermatologistas muito preocupados com a questão do sol. Essa preocupação, todas essas informações, a gente no decorrer dessa semana está passando para o nosso público”, contou o diretor.
O Círio na Rede é uma realização da Fundação Rede Amazônica com apoio da Diocese de Macapá , Prefeitura de Macapá, Geap Saúde, CEA Equatorial, CSA. E os apoiadores: Águas da Amazônia, Tratalyx e o Exército Brasileiro.
*Com informações de Isadora Pereira, g1 Amapá