Bioeconomia em foco: Meetup Acelera estreia com sucesso no Impact Hub Manaus. Confira como foi o evento:

O evento ocorreu na última terça-feira (15) no Impact Hub Manaus e reuniu os principais atores da Bioeconomia para discutir novas formas e planos de negócios sustentáveis na Amazônia. O evento teve transmissão ao vivo pelo G1 Amazonas.

Manaus- A Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) e Impact Hub Manaus realizou nesta última terça-feira (15), o lançamento do Meetup Acelera- Edição Bioeconomia. O evento tem por objetivo conectar atores desses segmentos na Amazônia promovendo, de forma inédita, uma agenda mensal de discussão e colaboração para abordar os principais desafios e expectativas do desenvolvimento da bioeconomia na região.

A diretora administrativa da FRAM, Marcya Lyra foi quem abriu o evento de estreia e falou da importância do mesmo para o desenvolvimento da Amazônia. A diretora fez questão de destacar o compromisso da Fundação Rede Amazônica em capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região através da promoção de eventos como o Meetup Acelera que só tem a agregar valor com os objetivos da Fundação.

“Este é o segundo ano do Meetup Acelera. e para nós é uma satisfação poder trazer esse tema da Bioeconomia, porque o nosso propósito de fato é conectar pessoas, ideias, propósitos, e estarmos aqui reunidos com quem também acredita nesse tema, nessa missão de integrar e desenvolver a região, é muito importante. Então o Idesam e o Impact Hub, sem sombra de dúvidas são grandes parceiros, e hoje quem está reunido aqui veio para fazer uma revolução. Eu acredito muito na transformação e principalmente no desenvolvimento econômico da Amazônia” Declara a diretora administrativa Marcya Lira.

Para o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury, O Meetup Acelera – edição Bioeconomia é uma oportunidade de compartilhar soluções encontradas para problemas comuns que dificultam o nascimento e o desenvolvimento de novos projetos e negócios na Amazônia.

“Há gente pesquisando e produzindo, com criatividade e inovação, produtos sustentáveis em toda a região: de couro de peixe à embalagem inteligente para identificar o pH do pescado, passando pelo aproveitamento do açaí e tucumã como proteína de origem vegetal. A gama de iniciativas inteligentes é crescente, mas não estão conectadas. O Idesam fomenta essa agenda na região e identifica uma grande oportunidade de acelerar o ecossistema a partir dessas aproximações.” explica Koury.

Marcos Rocha é Gestor de Comunidade no Impact Hub Manaus. Ele comenta sobre a alegria de correalizar o Meetup e também receber pela primeira vez o evento:

“Para gente, realizar este Meetup é o início da criação de uma comunidade do ecossistema de bioeconomia. A gente acredita que a colaboração é um motor para grandes mudanças, para um grande desenvolvimento para a nossa cidade e para a nossa região.

A gente está cansado de ouvir que aqui não tem ou falta isso ou aquilo, mas tem grandes atores que já estão traçando grandes caminhos para o desenvolvimento da bioeconomia na região. E a gente acredita que ser esse hub, esse ponto de encontro para essa comunidade se fortalecer e principalmente conseguir colaborar para desenvolver os seus projetos, seus negócios, a gente pode ir mais longe juntos.” Revela Marcos.

Marcos também aproveitou a oportunidade para adiantar o que o público poderá esperar do evento que acontecerá em setembro:

“Esse é o primeiro de uma série de encontros que a gente vai ter ao longo deste ano para fortalecer a temática de bioeconomia com ênfase nas cadeias produtivas. A gente começou nesta primeira edição falando sobre os óleos vegetais e na edição de setembro queremos trabalhar a cadeia produtiva do açaí. Vamos ficar muito felizes de encontrar todos aqui novamente.” Ressalta Marcos Rocha.

Louise Lauschner é especialista de acesso ao mercado no Idesam há quatro anos. Seu foco de atuação é na cadeia de óleos Amazônicos. Ela nos conta da experiência de participar do evento:

“É muito interessante poder participar de eventos como esse, e pensar a cadeia produtiva dos óleos vegetais Amazônicos, a partir do olhar da bioeconomia. Quero parabenizar a todos pela organização e pela proposição de temas tão importantes para o desenvolvimento econômico e sustentável da Amazônia. Vida longa ao projeto” Afirma Louise.

Além dos representantes da Fundação Rede Amazônica, Impact Hub e Idesam, o evento também contou com a participação especial das convidadas Adriana Basile, Supervisora de Sustentabilidade no Mercado Livre e Paula Gabriela Monteiro, Coordenadora da Bemol Farma.

Sobre o idesam

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal. Desde 2004, trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. Para saber mais sobre o IDESAM acesse: www.idesam.org

Sobre o Impact Hub Manaus

Atuando há 06 anos em Manaus, o Impact Hub Manaus é um centro de empreendedorismo e inovação de impacto, é parte de uma rede global de hubs que buscam impactar o mundo e suas respectivas regiões. Esse impacto se dá de diferentes formas, como através do coworking onde empreendedores se encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam de diversas maneiras, como em eventos com conteúdos relevantes e networking; também com programas inovadores que buscam acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento da região. Para saber mais sobre o Impact Hub Manaus acesse: https://impacthubmanaus.com.br/

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região. Para saber mais sobre a FRAM acesse: https://portalamazonia.com/fram

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saneamento é inclusão: indígenas contam como acesso à água em Manaus muda o conceito de cidadania

Universalização do saneamento básico no maior bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos, é meta para 2030, segundo concessionária.

Leia também

Publicidade