O evento é um dos mais aguardados da temporada de 2023
Manaus (AM)- A Fundação Rede Amazônica (FRAM) através do programa ‘Amazônia Que Eu Quero’ realizará no dia 31 de Outubro (Terça-Feira), às 19:30 (horário de Manaus) o painel sobre o tema ‘Turismo na Amazônia’, no Teatro da Uninorte, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, n.1365, Centro, Zona Sul de Manaus.
O evento será realizado de forma híbrida (presencial e remoto) e contará com a participação dos seguintes convidados: Ian Ribeiro (presidente da AmazonasTur), Louise Lauschner (Idesam) e Glória Santos (Abav), de forma presencial, e ainda, com a participação de convidados do estado do Acre e Pará, de modo remoto.
Dentre os assuntos a serem debatidos na ocasião do painel, destacam-se: Turismo Gastronômico e Religioso, Turismo Sustentável de Base Comunitária, Políticas públicas para o desenvolvimento do Turismo na Região Amazônica, entre outros.
O Diretor de Jornalismo da Rede Amazônica, Paulo Fernandes, a diretora institucional da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante e a Reitora do Centro Universitário do Norte (Uninorte) Fabiane Almeida também participarão do evento com uma fala de abertura e encerramento.
“É uma honra para a UNINORTE fazer parte desta iniciativa que está mudando a forma como pensamos a educação política e como discutimos políticas públicas na Amazônia. Ainda mais falando sobre um tema tão importante como o turismo, que é uma vocação e um potencial econômico da região que pode e deve ser melhor discutido e estruturado. Esperamos um painel rico de informações e ideias e que vá inspirar nossos alunos para pensarem cada vez mais em soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento amplo e sustentável do nosso Estado.” Afirma Fabiane Almeida, Reitora da Uninorte.
Foto: Reprodução Internet
A Diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica Mariane Cavalcante reforça o compromisso do ‘Amazônia Que eu Quero’, em debater temas importantes para a sociedade, como o ‘Turismo Na Amazônia’:
“Estamos chegando nas últimas fases da edição educar para desenvolver e proteger. E nós não poderíamos escolher um tema melhor que turismo para encerrar os painéis presenciais em Manaus no ano de 2023. O turismo que é uma poderosa alternativa econômica na região e que deve ser fortalecido por todos os atores da sociedade. Reunir pessoas para debater esse tema além da extrema relevância, enriquece e mobiliza pessoas e especialistas em torno dessa cadeia tão importante para a Amazônia.” Ressalta Mariane Cavalcante, Diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica.
A coordenadora do programa, Debora Holanda, relembra o caminho percorrido até aqui, as câmaras temáticas que já foram debatidos nesta edição e a forma como cada um desses temas está conectado com o tema principal desta temporada que é ‘Educar para desenvolver e proteger’:
“Estou muito feliz de termos chegado até aqui, na última câmara temática do Amazônia Que eu Quero, desta temporada ‘Educar para desenvolver e proteger’, Nós que já percorremos temas como educação e conectividade, agora estamos tendo a oportunidade de mergulhar no Turismo, e em todas as suas vertentes e nuances. Isso, com certeza, é muito significativo para nós.
Afinal, estamos na Amazônia, um dos lugares mais ricos em biodiversidade e outras potencialidades, do mundo. Um lugar, inclusive, que tem tudo para fazer do turismo, a sua grande matriz econômica. Isso dialoga perfeitamente com a proposta desse nosso último painel temático. Estamos empenhados em entregar um grande evento, com uma série de especialistas renomados.” Afirma Debora Holanda, Coordenadora do Amazônia Que eu Quero.
Transmissão do Painel de Turismo na Amazônia:
O evento será transmitido ao vivo pelo G1 Amazonas: https://g1.globo.com/am/amazonas/ e contará com cobertura da equipe de jornalismo da TV Amazonas, além do apoio de todos os outros veículos da casa: Amazon Sat, Portal Amazônia, CBN Amazônia.
Agenda Amazônia Que eu Quero
Após a realização do Painel de Turismo do ‘Amazônia Que eu Quero’ no dia 31 de Outubro em Manaus, ainda estão previstos, dois outros eventos, marcados para acontecer na primeira semana de novembro: Plano B no Amapá e o Plano B no estado do Pará.
Sobre o Amazônia Que Eu Quero’
Concebido em 2019, o ‘Programa Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e Grupo Rede Amazônica (GRAM) que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população em câmaras temáticas.
O tema escolhido para edição de 2023 é “Educar para desenvolver e proteger” e as câmaras temáticas selecionadas foram: educação, conectividade e turismo.
Através dos canais de comunicação do Grupo Rede Amazônica: Televisão, rádio, internet e redes sociais e da integração dos estados: Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima, almeja-se despertar o senso crítico e estimular ações democráticas que levem a população a entender o seu papel na construção de uma democracia mais participativa e que seja capaz de gerar impactos positivos, por meio da proposição de ideias e da discussão de políticas públicas inovadoras, através da produção de reportagens e conteúdos especiais ou da realização de painéis temáticos com especialistas, canvas de políticas públicas e também do caderno de soluções.
Sobre a Fundação Rede Amazônica
A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.