Divididos em grupos, alunos do curso de direito da Universidade da Amazônia (Unama) analisaram os desafios, identificaram os atores envolvidos e construíram propostas que podem ser aplicadas nas comunidades sobre propostas para a gestão de resíduos.
A ação ocorreu durante o projeto ‘Canvas de Políticas Públicas’ do Programa ‘Amazônia Que Eu Quero’ desenvolvido pela Fundação Rede Amazônica, na manhã desta segunda-feira (18).
O objetivo é que, com o Canvas, cada aluno perceba seu papel como cidadão e colabore na elaboração de políticas públicas inclusivas.
Segundo o coordenador de projetos da Fundação Rede Amazônica, Matheus Aquino, desde a primeira temporada do projeto Amazônia Que Eu Quero, ações são promovidas para debater ideias e ações para a região Norte.
A ideia, segundo ele, é identificar problemas sociais, exercitar o olhar crítico e propor alternativas de soluções.
“Cerca de 12 milhões de pessoas em toda a Amazônia são alcançadas pelos conteúdos jornalísticos e extremamente importantes de cada tema de cada ano. Então, temos também um feedback das próprias autoridades para quem recebe esse caderno de soluções o, dizem que querem colocar em prática as proposições que são desenvolvidas a partir do campo de políticas públicas e também nos painéis”, falou.
O diretor do Catraia, Rodrigo Gomes, ressaltou sobre a importância da contribuição dos jovens em um projeto desafiador e necessário.
“Isso traz os marcos legais no dia de hoje, reforçando para que esses alunos tenham instrumentos para poder propor as suas políticas e ideias que são inovadoras. Então, a inovação é de fazer de fato a ação ser inovadora”, disse.
Uma das participantes do Canvas foi a estudante de direito, Rayane Ribeiro. Ela está no último período do curso e falou sobre a experiência de fazer parte do projeto.
“Eu gostei muito desse modelo de você dividir em grupos e colocar as pessoas para pensarem em alternativas e depois socializar. Eu acho que pode ser muito produtivo”, frisou.
Sobre o Amazônia Que Eu Quero
Concebido em 2019, o Programa ‘Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica, que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade.
