Amazonas abre espaço para debates na construção do Plano Estadual de Bioeconomia

Nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), será realizado o evento “Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas”, um espaço aberto para a escuta e colaboração na construção de um plano estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável do estado.

O evento acontecerá no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), localizado na Avenida Danilo Matos Areosa, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, e reunirá representantes de diversos setores da sociedade. As inscrições estão abertas e são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/U5FgdiKm6rhkTC5M7.

Segundo o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa o encontro busca garantir a participação ativa de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais (PQCTs), organizações da sociedade civil, startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos na construção do plano.

“Essas pessoas são as que realmente conhecem e vivem da bioeconomia. Por isso, construir esse plano ao lado da sociedade e desses segmentos fundamentais é essencial para o Amazonas e para o Brasil. A bioeconomia está na agenda nacional e global, e precisamos avançar.”, enfatizou Serafim.

Desenvolvimento Sustentável

A bioeconomia tem se consolidado como um dos principais caminhos para o desenvolvimento sustentável do Amazonas, unindo preservação ambiental, inovação e geração de renda. O Plano Estadual de Bioeconomia será um marco para fortalecer cadeias produtivas baseadas no uso sustentável da biodiversidade amazônica.

“Além de impulsionar o desenvolvimento sustentável, o plano também abrirá oportunidades para atrair novos investimentos, fomentar tecnologias inovadoras e criar incentivos estratégicos”, acrescentou Milena Barker, chefe do Departamento de Bioeconomia da Sedecti.

Após o evento, serão realizadas as Escutas Regionais, que acontecerão em diversas cidades do interior do estado. A partir dessas contribuições, será consolidada e validada a primeira versão do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte parintinense perde mestre Jair Mendes, ícone do Festival Folclórico

Referência pela habilidade em criar alegorias com movimentos realistas, o artista morreu em Manaus neste sábado (15), aos 82 anos.

Leia também

Publicidade