Ação “Minha Primeira Ópera” leva adolescentes e moradores do Puraquequara ao Teatro Amazonas pela primeira vez

Cerca de 500 pessoas de diferentes regiões de Manaus viveram uma experiência inédita no último domingo (11) e nesta segunda-feira (12): assistir a uma ópera pela primeira vez no Teatro Amazonas. O grupo, formado majoritariamente por adolescentes e idosos, acompanhou dois atos da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, como parte da ação “Minha Primeira Ópera”, promovida pelo projeto “Ópera em Rede”, da Fundação Rede Amazônica.

“Esse é um projeto que faz com que essas pessoas venham, pela primeira vez, assistir a uma ópera in loco, o que é muito importante. Nós entendemos que arte, cultura e educação andam juntas. Então, isso para nós é muito relevante e gratificante. Ficamos emocionados em trazer essas pessoas aqui para viver essa primeira experiência”, destacou Cláudia Daou Paixão, diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica.

A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e aproximar públicos que, muitas vezes, estão distantes dos grandes espaços artísticos da cidade. Para muitos dos presentes, foi a primeira vez dentro do teatro — um dos principais cartões-postais de Manaus e palco da 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera.

“Na escola, os professores já vieram mostrando pra gente o que era uma ópera, mas assistindo é a primeira vez. Eu estou muito animada e muito ansiosa, porque essa será minha primeira experiência, e eu estou botando muita expectativa. Espero que seja impressionante de verdade”, disse Maria Eduarda, estudante.

Ao final da apresentação, muitos saíram emocionados, levando consigo não apenas o encantamento da música e da encenação, mas também um novo olhar sobre a arte e sobre o próprio patrimônio cultural da cidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto anuncia investimento de US$ 200 milhões para retorno de mineração em Pedra Branca, no Amapá

A retomada da mineração de ferro no município faz parte do Projeto Ferro Amapá.

Leia também

Publicidade