Outro ponto importante de debate ao longo desta terça-feira (20) foi a sessão “Água como direito humano: implementação de ferramentas e estratégias institucionais e de financiamento sustentável” que teve como objetivo, o estabelecimento de direitos humanos de acesso à água e saneamento.
Entre a participação da Amazônia nas discussões do Fórum, esteve presente o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que compôs a mesma que discutia o compartilhamento da água sob um olhar governamental, ressaltando as políticas implementadas para fomentar a universalização de acesso à água.
“É necessário que se estabeleça uma colaboração dentro e fora do Brasil, caminhando por todas as instâncias de governos. Isso nos possibilita uma gestão justa e integrada, e quando se trata de recursos hídricos precisamos ajuda uns aos outros”, disse.
Arthur ainda ressaltou o compromisso da cidade com o Corredor do Mindu e o Sauin de coleira, ambos que representam a biodiversidade de Manaus, relembrando que é necessário que haja o cuidado com de todos com o ecossistema, pois sem a água, haverá a destruição da floresta.
Sobre o fórum
É o maior evento internacional sobre o tema água, e reúne diversos representantes políticos de vários países, com a proposta de que haja uma promoção de conscientização, compromisso, além das discussões, para fomento do pensamento ecológico e sustentável.
Brasília recebe o evento até a próxima sexta-feira (23). O fórum é realizado a cada três anos, e está em sua oitava edição. E essa é a primeira vez que acontece no Hemisfério Sul.