Três décadas após seu lançamento original, Batman: O Cavaleiro das Trevas continua a ser uma das mais populares se não a mais popular história do Batman (e quanto a Batman: A Piada Mortal? Isso é assunto para outra matéria), mas sobre o que é a série de quatro partes criada por Frank Miller, Klaus Janson e Lynn Varley e o que a tornou tão amada?
Em parte o seu apelo, especialmente na época de seu lançamento, em 1986, foi a sua novidade. Cada uma das quatro edições tinham diferentes nomes durante a sua serialização: The Dark Knight Returns (título original da obra), Dark Knight Triumphant, Hunt The Dark Knight e The Dark Knight Falls a série é uma combinação de diferentes elementos, Miller satiriza a mídia das séries de quadrinhos independentes como: American Flagg, e o tom declaradamente inspirado em filmes como Perseguidor Implacável e Desejo de Matar. Com O Cavaleiro das Trevas, Frank Miller ofereceu aos fãs algo que nunca tinham visto antes.
Juntamente com a primeira luta “vale-tudo” entre Batman e Superman personagens tradicionalmente retratados como melhores amigos pela DC ao longo da sua história de meio século no momentoO Cavaleiro das Trevas trouxe a morte do fiel mordomo Alfred e do icônico vilão Coringa, a primeira garota a se tornar Robin, e uma tomada explicitamente política em duas das estrelas mais famosas da DC, com Superman sendo retratado como um agente ingênuo do status quo e Batman uma força mais cínica da anarquia e do caos, leal a um sentido de justiça maior do que a lei. (Comissário Gordon também se aposentou e o Duas-Caras foi “curado”, entre outros momentos memoráveis; temos Selina Kyle ex-mulher gato como uma “empresária da noite”).
Batman sempre havia sido retratado com um personagem “dark” antes desta série, mas Miller foi além e escreveu a série mais adulta e sombria do personagem, que ressoou com os leitores e criadores da mesma forma, a julgar pela recepção e a maneira em que elementos do mundo “futuro alternativo” foram se infiltrando na mitologia do núcleo do Batman desde então.
De muitas maneiras, O Cavaleiro das Trevas também ganhou força a partir do fato de que era, essencialmente, fora de continuidade; não era necessário acompanhar as aventuras mensais do alter ego de Bruce Wayne e de seus companheiros da Liga da Justiça, sendo palatável a qualquer pessoa com pouco conhecimento sobre o personagem entender e apreciar a história, dada a popularidade do personagem fora dos quadrinhos, graças à série de TV dos anos 1960 protagonizada por Adam West, e sua subsequente onipresença no desenho animado de sábado de manhã, Super Amigos.
Além disso, a história forneceu um final ao mito do Batman. Não um final definitivo, obviamente, porque “O Cavaleiro das Trevas” Pode, Faz e Age como uma conclusão satisfatória para a história do Batman com leitores ávidos que querem aproveitá-la como tal, dado fato de que os super-heróis eram tradicionalmente destinados a existir como máquinas de história perpétua, aquele “final” era novidade. (Anos mais tarde, essa novidade se desgastou pelo uso excessivo a Marvel tinha um selo curto chamado “The End”, que se especializou em histórias de linha temporal alternativa que encerravam a carreira de alguns dos seus personagens em um caminho inspirado em O Cavaleiro das Trevas).
Nos anos seguintes, o status de O Cavaleiro das Trevas mudou, passou de novidade a fonte de inspiração para muito do que se seguiu, tanto dentro da indústria dos quadrinhos — ao lado da série contemporânea de Alan Moore, Watchmen, O Cavaleiro das Trevas é creditado como a inauguração de uma era de “super-heróis sombrios e corajosos”, bem como o quadro acima das versões de mundo alternativo de personagens familiares e por fora. Batman v Superman: A Origem da Justiça, por exemplo, é claramente em débito com a série visualmente e narrativamente, como, em menor grau, são ambos os filmes de Tim Burton e Christopher Nolan sobre o Batman.
O que começou como um estranho tornou-se não apenas parte do “mainstream”, mas uma pedra angular do mesmo. Batman: O Cavaleiro das Trevas (e seu sucessor imediato, Batman: Ano Um escrito por Frank Miller e ilustrado por David Mazzucchelli, que reconta a origem de Bruce Wayne como um vigilante) tornou-se uma história em quadrinhos núcleo, por causa das maneiras em que redefiniu os parâmetros não apenas de uma história do Batman, mas do próprio gênero de super-heróis, quase inteiramente por acidente. Sua importância para o gênero não pode ser facilmente exagerada, o que explica por que ele continua a ser uma presença constante nas paradas de vendas, listas de favoritos dos fãs de boas histórias.