Resistência, Resignação e Resiliência. Qual a relação entre elas?

O exercício da resiliência pode apontar o momento de adotarmos a resistência ou a resignação, mas não antes de explorarmos as alternativas e as oportunidades que as dificuldades nos trazem. E você? Como está a sua resiliência? Como ela se relaciona com a resistência e com a resignação dentro de você?

Por Julio Sampaio de Andrade – juliosampaio@consultoriaresultado.com.br

Um lutador de box recebe socos do adversário. Ele está nas cordas, mas aguenta firme. Seu corpo se comprime e a dor das pancadas só será sentida mais tarde. O gongo bate e ele ganhou fôlego para mais um assalto. A cantora sobe ao palco e é vaiada pelo público durante toda a música, em função das suas posições políticas,
contrárias a maioria do público presente. Ela se mantém firme, engasga-se um pouco, lágrimas correm, mas ela segue até o final, cumprindo o que se propusera a fazer.

Roberto e Eneida sentem forte atração física um pelo outro, mas concluíram que é uma relação que não deve ocorrer. Ele é chefe dela e ela vive com outra pessoa. Mário não aceita as mudanças que a nova gestão vem implementando no departamento. Ele tinha a sua própria maneira de fazer as coisas e que sempre funcionou. Por que agora, depois de tantos anos, precisaria mudar? Todos são exemplos de resistência, que pode ser positiva ou negativa.

Há situações que cabe à resistência. Carla e João foram casados por mais de trinta anos. Conheceram-se jovens e amadureceram juntos, constituindo uma bonita família, com filhos e netos. Uma doença inesperada levou Carla. João sofreu com a perda, mas aceitou o que a vida lhe trouxe e seguiu a vida com tranquilidade. Pablo está fechando um negócio onde investira todos os recursos que dispunha e que se mostra agora inviável, em função de uma nova tecnologia que mudou completamente o mercado. Não é bem a situação de Silvia, que apenas começou um novo negócio e pensa em desistir diante das primeiras dificuldades que encontrou. Todos são exemplos de resignação, que pode ser positiva ou negativa.

Há situações que cabe à resignação. Thomas Edison foi um dos homens que mudou a história da tecnologia e, com ela, a nossa história. Quando criança, foi expulso da escola. Era inquieto demais e, segundo seu professor, demonstrava que nunca iria aprender. Foi alfabetizado pela mãe em casa. Vendeu doces e jornais e aos 11 anos iniciou suas pesquisas, impulsionado pela curiosidade. Tornou-se um inventor independente e chegou a ter 2.332 patentes registradas em seu nome. Criou a Edison General Eletric, que mais tarde se transformaria em uma das empresas mais poderosas do mundo, a GE. Sua invenção mais famosa é a lâmpada elétrica. Consta que para chegar nela ele precisou realizar 1.000 experiências. Questionado pela sua persistência após tantos fracassos respondeu: “Eu não fracassei nenhuma vez. Apenas descobri 999 maneiras que não funcionam”.

Thomas Edison é um exemplo de resiliência. A resiliência cabe na maioria das situações. Na resiliência os obstáculos vêm acompanhados de busca de novos caminhos.

As perguntas que a mente nos faz nestas situações são do tipo: “E agora, por onde ir? Qual o caminho? Quais as alternativas? O que está ao meu alcance fazer? O cérebro não poupa energia e provocado a trabalhar mais. Os obstáculos se transformam então em abertura de oportunidades, abrindo espaço para novos caminhos. Um pensamento estratégico é um pensamento resiliente pois, de cima, é possível enxergar diferentes direções e olhar mais adiante.

Sem resiliência não existe inovação. Também não há felicidade pois, como sabemos, ela não cai do céu. Ela precisa ser construída e haverá obstáculos. Não é por acaso, que inúmeras pesquisas da psicologia positiva, apontam a resiliência como um importante elemento da felicidade.

O exercício da resiliência pode apontar o momento de adotarmos a resistência ou a resignação, mas não antes de explorarmos as alternativas e as oportunidades que as dificuldades nos trazem. E você? Como está a sua resiliência? Como ela se relaciona com a resistência e com a resignação dentro de você?

Sobre o autor

Julio Sampaio (PCC,ICF) é idealizador do MCI – Mentoring Coaching Institute, diretor da Resultado Consultoria, Mentoring e Coaching e autor do livro Felicidade, Pessoas e Empresas (Editora Ponto Vital). Texto publicado no Portal Amazônia e no https://mcinstitute.com.br/blog/.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade