Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 04 Agosto 2021

Empresa Ser Vivo - Mens sana in corpore sano

Caro leitor este é o décimo artigo da série Empresa Ser Vivo. Se você chegou até aqui, muito obrigado. Iniciamos conversando sobre o que muda quando percebemos uma empresa como um ser único, que é fruto de uma história, vive um determinado momento e que possui um futuro incerto, exatamente como eu e você.

Vimos que como um ser complexo, ele possui uma identidade, invisível, composta pela sua essência: missão e valores, propósito e governança. A missão pode ser compreendida como a sua finalidade, sua razão de existir, enquanto o propósito, a sua grande causa. A governança determina como este ser será gerido, uma espécie de sistema nervoso central.

Conversamos também sobre uma segunda dimensão deste ser, a personalidade, que pode ser percebida por quem a compõe ou tem contato com a empresa: equipe, clientes e outros elementos do meio. De caráter mais transitório, é na personalidade que encontramos a estratégia, as suas relações internas e externas e o fator tempo. Nunca é demais lembrar que esta personalidade deve ser um reflexo da identidade, sendo este alinhamento algo essencial. Há pessoas em que este alinhamento não ocorre, o que sinaliza um estado mental doentio, fonte de vários outros tipos de doenças.

A terceira dimensão é o seu corpo físico. É a parte visível, concreta, material, que pode ser confundida com o que este ser é. Quando olhamos para uma pessoa bonita, é o que ela é? Podemos pensar que sim, mas quando a conhecemos melhor, perceberemos que esta não é a sua parte mais importante. Suas qualidades e defeitos como pessoa acabarão por nos dizer muito mais sobre ela. Desejaremos estar próximos ou não desta pessoa pelo que ela não nos mostra fisicamente. No entanto, quando este corpo material reflete saúde física mental e espiritual, a beleza torna-se plena, não podendo ser descrita apenas pelos traços físicos. Sua força de atração será intensa e o tempo e o convívio nos aproximará ainda mais. Isto somente acontecerá se este corpo refletir a sua personalidade e esta, como vimos, a sua identidade. Neste caso, a ordem é fundamental, pois a inversão da sequência, colocaria a personalidade e a identidade subordinadas ao corpo.

Infraestrutura física e tecnológica, recursos financeiros e indicadores de performance podem ser considerados elementos do corpo físico do ser vivo empresa. É comum que trabalhos importantes de planejamento e consultorias iniciem-se por ele, muitas vezes focando aí a maior parte das energias. Isto representa uma inversão da lógica. "Aqui em casa, parece que banana está comendo macaco", dizia meu irmão quando seus quatro filhos queriam reverter a ordem da família.

Da mesma forma que não podemos considerar que o nosso corpo físico é algo de menor importância, pois não podemos viver sem ele, também o corpo físico do ser vivo empresa não é. Cada um de seus elementos deve ser bem cuidado, já considerados a partir das outras dimensões. É especialmente na elaboração da estratégia que eles começarão a ser construídos, por exemplo, na forma de projetos estratégicos que contemplem as finanças, a estrutura física e tecnológica e os indicadores de desempenho deste ser. Um corpo físico saudável contribuirá para uma mente e espírito saudável, num processo de continua retroalimentação. Mente sã em um corpo são e vice-versa. Vale para nós, caro leitor, e para nossas empresas.


Julio Sampaio (PCC, ICF)

Idealizador do MCI – Mentoring Coaching Institute

Diretor da Resultado Consultoria, Mentoring e Coaching

Autor do Livro: Felicidade, Pessoas e Empresas (Editora Ponto Vital), dentre outros

Texto publicado no Portal Amazônia e no https://mcinstitute.com.br/blog/



Veja mais notícias sobre Felicidade no Mundo Corporativo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 04 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/