Manaus 30º • Nublado
Domingo, 23 Janeiro 2022

Retrospectiva 2021: Confira o que aconteceu neste ano em Roraima

vista-Aerea-Boa-Vista-roraima-foto-prefeitura-de-boa-vista

O mês de dezembro marca o fim de um ano. Em 2021, os roraimenses tiveram que enfrentar, além da Covid-19, terremoto, ataque digital e os conflitos em áreas indígenas. Contudo, também tiveram motivos para se alegrarem. 

O Portal Amazônia preparou uma a 'Retrospectiva 2021 - Roraima' com os principais números e dados do este ano. Confira:

O primeiro

ÀS 0h09, do dia 1° de janeiro de 2021, nasceu o pequeno Jesus. Mas, calma, que estamos falando do primeiro bebê nascido em Roraima em 2021. O menino é indígena da comunidade Macuxi. No momento do nascimento, ele pesava 3,1 kg e media 48 centímetros. Os pais se chamam Eliane Raposo e Valdemir Calixto, que vivem no município de Uiramutã.

Jesus foi o primeiro bebê nascido em Roraima no início de 2021. Foto: Divulgação/Arquivo/Hospital Materno Infantil

Nascimentos e mortes

De acordo com os dados emitidos pelo Portal de Transparência do Registro Civil, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), o Estado de Roraima registrou 11.686 nascimentos, 468 a mais que em 2020 até o momento. Somente em Boa Vista, a capital, foram mais de 9,5 mil. Já os óbitos registrados foram 3.508, enquanto em 2020 foram 3.169.

Foto: Reprodução/G1 Roraima

Covid19 e vacina 

Até o dia 22 de dezembro de 2021, contava com 128.789 casos confirmados da Covid-19. O número de óbitos causados pela doença foram 2.074. Já o número de doses das vacinas chegaram a 1.212.538. 

Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

Nomes mais registrados

O primeiro pode ter sido Jesus, porém, os nomes mais utilizados nas crianças de Roraima foram Arthur, Gael e Laura. As informações também foram divulgadas pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Os nomes fazem parte da base de dados dos Cartórios de Registro Civil. Os nomes Arthur e Gael tiveram 53 registros nos cartórios, enquanto Laura teve 43. 

Arte: Portal Amazônia

Crescimento populacional

Em 2021, a população roraimense chegou a 652,7 mil habitantes. A estimativa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, Roraima é um dos Estados com menos de 1 milhão de habitantes no país e o com menor número de municípios: 15.  

Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

Casamentos

Os roraimenses prepararam muitos bem-casados este ano, afinal, o Estado registrou 1.954 casamentos. Boa Vista registrou 1.647 matrimônios até o fechamento desta matéria. E o município com o menor número foi Bonfim, com apenas cinco.

Será que você foi um dos que pegou o buquê?

Foto: Inaê brandão/G1 Roraima

Tremores

Dois tremores de terra foram sentidos em Roraima no ano de 2021. O primeiro foi registrado no dia 31 de janeiro e atingiu 5,7 na escala Richter. O outro abalo sísmico atingiu alguns municípios do Estado e alcançou a marca de 4,7.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

Conflito em Terra Indígena

No dia 12 de maio, o Exército Brasileiro enviou uma equipe da Polícia Federal à comunidade de Palimiú. O lugar foi palco de um conflito armado entre garimpeiros e indígenas.

A Terra Indígena Yanomami é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, a busca pelo minério se intensificou, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), causando degradação da floresta e ameaçando a saúde dos moradores, que realizam manifestações.

Foto: Marcelo Marques/Rede Amazônica RR

Paixão nacional 

Seis mil quilômetros. Essa foi a distância que o roraimense Gabriel Teixeira Marques, de 31 anos, percorreu para assistir o jogo do Flamengo na final da Copa Libertadores da América de 2021, torneio de futebol anual, que aconteceu em ‎Montevidéu‎,  no Uruguai‎, este ano. 

O evento ocorreu em 27 de novembro e a história do ciclista rubro-negro ficou conhecida nas redes sociais. Detalhe: ele nem tinha o ingresso para assistir o jogo. 

Foto: Arquivo Pessoal

Ataque digital 

A internet surgiu para facilitar a vida da humanidade, certo? Bem, algumas pessoas acabam utilizando suas habilidades online para prejudicar os outros. Como aconteceu com o site da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que foi hackeado no dia 19 de julho de 2021. O responsável pelo ataque ainda "brincou" com informações sobre a bolsa de medicina.

Foto: Reprodução

Offline

Ficar offline, desconectado da internet, é um pesadelo para a maioria dos internautas. No dia 28 de agosto de 2021, o Estado ficou completamente sem internet das 9h às 14h. O rompimento da fibra ótica foi o motivo que deixou os roraimenses sem acesso à internet, ligações e sistemas bancários. Até mesmo o envio de SMS (mensagens de texto curtas) foram impossibilitados em algumas operadoras.

Foto: Divulgação

Representatividade indígena

A beleza indígena ganhou destaque em 2021 porque Roraima sediou a primeira edição do Miss Indígena. A vencedora foi a indígena da etnia Wapichana, Mari Williams, de 18 anos, da comunidade Raimundão, em Alto Alegre. 

Foto: Reprodução/Facebook-Mari Williams

Conta pra gente: lembra de mais algum fato ou curiosidade que marcou seu Estado? 

Veja mais notícias sobre Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 23 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/