Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Monumento aos pioneiros: Conheça a escultura que simboliza a formação do povo roraimense

Captura-de-Tela-2021-11-01-as-09.22.19

Muitas estátuas e esculturas espalhadas ao redor das cidades, 

ajudam a contar parte da formação da história daquela região, daquele povo. Em Boa Vista, há o monumento aos pioneiros, que homenageia a chegada dos imigrantes ao estado, além de simbolizar outros elementos que fazem parte da construção histórica de Roraima.

O Portal Amazônia apresenta curiosidades sobre o monumento que conta a história do povo roraimense.

Construção

Localizado na praça Barreto Leite, no Centro histórico de Boa Vista, o monumento foi construído em 1995 pelo artista plástico Luíz Canará através do projeto"Projeto Raízes" e reproduz, sob a forma do Monte Roraima, a chegada das primeiras famílias em Roraima.

Além disso, é situado às margens do Rio Branco e integra o marco zero da colonização do Vale do Rio Branco.

Elementos

Em primeiro plano, pode-se observar a presença de um casal em uma canoa, o que simboliza e faz jus ao nome do monumento, a chegada dos pioneiros, dos primeiros imigrantes e moradores do território de Roraima.

A canoa é em representação ao principal meio de transporte utilizado na época, utilizado para desembarcar no então Porto do cimento, nas margens do Rio Branco. Também é possível notar atrás desse casal outros migrantes e suas famílias, que chegaram em grupos de retirantes.

Foto: Reprodução.

No segundo e principal plano, é possível ver um homem a cavalo que simboliza os criadores de gado e fazendeiros no geral. Roraima se destaca até hoje pela pecuária e desde o início de sua colonização, a atividade servia como fonte de renda para boa parte da população. 

Foto: Reprodução.

No lado direito da escultura, está representado o busto de Macunaíma, um dos principais personagens da mitologia indígena roraimense e atrás dele estão esculpidos grupos de indígenas, representando a influência dos mesmos na região.

É possível notar que a escultura também simboliza a fauna e flora ao representar animais e a floresta através de buritizais, atualmente considerado patrimônio natural de Roraima. 

Foto: Reprodução.

Por fim, talvez a primeira coisa que alguém pode perceber ao olhar o Monumento aos pioneiros é o seu plano de fundo, com formato do Monte Roraima. O Monte é um marco de fronteiras entre o Brasil, Guiana e Venezuela. 

Foto: Reprodução.

O grande painel que conta a história do povo roraimense possui 5 metros de altura por 15 de largura e sua visitação é gratuita. 

Veja mais notícias sobre Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/