Monumento aos pioneiros: Conheça a escultura que simboliza a formação do povo roraimense

 Com 26 anos de existência, o monumento surgiu com o intuito de  preservar os patrimônios culturais e históricos da cidade.

Muitas estátuas e esculturas espalhadas ao redor das cidades, 

ajudam a contar parte da formação da história daquela região, daquele povo. Em Boa Vista, há o monumento aos pioneiros, que homenageia a chegada dos imigrantes ao estado, além de simbolizar outros elementos que fazem parte da construção histórica de Roraima.

O Portal Amazônia apresenta curiosidades sobre o monumento que conta a história do povo roraimense.

Construção

Localizado na praça Barreto Leite, no Centro histórico de Boa Vista, o monumento foi construído em 1995 pelo artista plástico Luíz Canará através do projeto”Projeto Raízes” e reproduz, sob a forma do Monte Roraima, a chegada das primeiras famílias em Roraima.

Além disso, é situado às margens do Rio Branco e integra o marco zero da colonização do Vale do Rio Branco.

Elementos

Em primeiro plano, pode-se observar a presença de um casal em uma canoa, o que simboliza e faz jus ao nome do monumento, a chegada dos pioneiros, dos primeiros imigrantes e moradores do território de Roraima.

A canoa é em representação ao principal meio de transporte utilizado na época, utilizado para desembarcar no então Porto do cimento, nas margens do Rio Branco. Também é possível notar atrás desse casal outros migrantes e suas famílias, que chegaram em grupos de retirantes.

Foto: Reprodução.

No segundo e principal plano, é possível ver um homem a cavalo que simboliza os criadores de gado e fazendeiros no geral. Roraima se destaca até hoje pela pecuária e desde o início de sua colonização, a atividade servia como fonte de renda para boa parte da população. 

Foto: Reprodução.

No lado direito da escultura, está representado o busto de Macunaíma, um dos principais personagens da mitologia indígena roraimense e atrás dele estão esculpidos grupos de indígenas, representando a influência dos mesmos na região.

É possível notar que a escultura também simboliza a fauna e flora ao representar animais e a floresta através de buritizais, atualmente considerado patrimônio natural de Roraima. 

Foto: Reprodução.

Por fim, talvez a primeira coisa que alguém pode perceber ao olhar o Monumento aos pioneiros é o seu plano de fundo, com formato do Monte Roraima. O Monte é um marco de fronteiras entre o Brasil, Guiana e Venezuela. 

Foto: Reprodução.

O grande painel que conta a história do povo roraimense possui 5 metros de altura por 15 de largura e sua visitação é gratuita. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade