Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 10 Mai 2021

Líder indígena de Roraima discursa em Cúpula dos Líderes sobre o Clima

A líder indígena Wapichana Sineia do Vale discursa na Cúpula dos Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22). O evento remoto reúne 40 líderes de Estado ou organizações. Sineia é coordenadora do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

Sineia deve discursar às 13h30, do horário de Brasília, no evento convocado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ela e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) serão os únicos brasileiros a discursar na cúpula. As participações são virtuais.

A líder participa de Boa Vista. Nas redes sociais, ela divulgou que falará sobre a vivência dos povos indígenas em meio às mudanças climáticas.

Sineia do Vale é indígena Wapichana e vai discursar de Boa Vista — Foto: Reprodução/Instagram/CIR

"A melhor estratégia para manter o clima sem o aumento, para não passar de 1,5 grau, é manter as florestas como elas estão, fazer o manejo das florestas. Todos falam que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas dentro desse pulmão moram pessoas, como povos indígenas, comunidades locais que precisam ter a garantia dos direitos e de políticas públicas para que o clima não continue aumentando. Essa é a voz dos povos indígenas para o Brasil e para o mundo", disse.

O governo americano deve se comprometer a reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global pela metade até o fim desta década. 

O evento é visto como uma oportunidade central para que Biden assuma o papel de protagonismo político global em questões climáticas, agenda que ele reiterou ser uma prioridade de sua gestão durante toda a campanha eleitoral de 2018, da qual saiu vitorioso.

Abaixo, em 5 pontos, veja os principais temas em debate:

  • Volta dos EUA nas discussões internacionais sobre o clima;
  • Novas metas na redução de emissões dos EUA até o fim da década;
  • Oportunidade para o Brasil mudar a imagem de sua política ambiental;
  • Preparação para a COP26, que acontece em novembro;
  • Financiamento para projetos de países em desenvolvimento.

Quem é Sineia do Vale

Gestora ambiental em um departamento do CIR, Sineia foi coordenadora da Câmara Técnica de Mudanças Climáticas do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em terras indígenas (PNGATI). Também é membro do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas da (APIB).

Há mais de 10 anos, a líder acompanha as discussões climáticas no âmbito internacional da A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), focada na agenda indígena e a implementação de ações em nível local, informou o CIR.

O foco da atuação da líder indígena, são as ações ambientais e territoriais locais, aplicadas nas políticas públicas climáticas apropriadas aos povos indígenas. Ela organizou a primeira publicação indígena brasileira sobre enfrentamento às mudanças climáticas.

A publicação lançada em 2014, trata das percepções das comunidades indígenas sobre as mudanças climáticas e segue com divulgação em eventos nacionais e internacionais.


Por Fabrício Araújo e Valéria Oliveira, G1 RR — Boa Vista

Veja mais notícias sobre NotíciasRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 10 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/