De Tim Maia à Frank Sinatra, ruas de cidade roraimense homenageiam grandes nomes da música

Em Santa Cecília as ruas levam o nome de músicos nacionais e internacionais. A única Avenida da cidade é chamada de Renato Russo.

Você é fã de Jimi Hendrix, Frank Sinatra, Cassia Eller, Renato Russo, Beethoven ou Tim Maia? Com certeza muitas pessoas são fãs desses e outros artistas que marcaram a música nacional e até mundial. 

Mas o que esses artistas supracitados tem em comum vai muito além da fama na música. Na cidade de Santa Cecília, localizada no município de Cantá, em Roraima, as avenidas e ruas receberam o nome de diversos músicos.

Foto: Reprodução/Google Street View

Criada em 1994, a cidade de Santa Cecília surgiu a partir do loteamento das terras da antiga Fazenda Santa Cecília. Ela fica a 10 minutos de quem sai de Boa Vista pela Ponte dos Macuxi, com destino ao Bonfim pela BR 401.

No início, as ruas recebiam um número para a identificação, mas tudo mudou em 2001, quando o poeta e artista Eliakin Ruffino se mudou para o local e se incomodou pela forma como as vias foram nomeadas. “Elaborei uma lista com 60 nomes de compositores brasileiros de renome, já falecidos, e entreguei ao prefeito como sugestão de nomes para as ruas”, explicou. A ideia surgiu por uma razão simples: o nome da cidade é uma referência à santa padroeira dos músicos.  

Na época, o prefeito não conseguiu fazer a mudança, mas a gestão seguinte acatou a ideia, que já estava aprovada pela Câmara Municipal. Porém, a gestão mexeu na lista e acrescentou nomes de músicos internacionais. “Como a cidade é pequena, muitos nomes da lista original de nacionais, foram então substituídos pelos nomes dos internacionais”, disse.

Assim a mudança foi feita. Os números foram substituídos por uma constelação de estrelas musicais. A única avenida principal de Santa Cecília, por exemplo, é chamada de Renato Russo. Confira a disposição das vias da cidade: 

Foto: Reprodução/Google Maps

Foto: Reprodução/Google Maps

Foto: Reprodução/Google Maps

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade