Manaus 30º • Nublado
Quarta, 30 Novembro 2022

De Tim Maia à Frank Sinatra, ruas de cidade roraimense homenageiam grandes nomes da música

Você é fã de Jimi Hendrix, Frank Sinatra, Cassia Eller, Renato Russo, Beethoven ou Tim Maia? Com certeza muitas pessoas são fãs desses e outros artistas que marcaram a música nacional e até mundial. 

Mas o que esses artistas supracitados tem em comum vai muito além da fama na música. Na cidade de Santa Cecília, localizada no município de Cantá, em Roraima, as avenidas e ruas receberam o nome de diversos músicos.

Foto: Reprodução/Google Street View

Criada em 1994, a cidade de Santa Cecília surgiu a partir do loteamento das terras da antiga Fazenda Santa Cecília. Ela fica a 10 minutos de quem sai de Boa Vista pela Ponte dos Macuxi, com destino ao Bonfim pela BR 401.

No início, as ruas recebiam um número para a identificação, mas tudo mudou em 2001, quando o poeta e artista Eliakin Ruffino se mudou para o local e se incomodou pela forma como as vias foram nomeadas. "Elaborei uma lista com 60 nomes de compositores brasileiros de renome, já falecidos, e entreguei ao prefeito como sugestão de nomes para as ruas", explicou. A ideia surgiu por uma razão simples: o nome da cidade é uma referência à santa padroeira dos músicos.  

Na época, o prefeito não conseguiu fazer a mudança, mas a gestão seguinte acatou a ideia, que já estava aprovada pela Câmara Municipal. Porém, a gestão mexeu na lista e acrescentou nomes de músicos internacionais. "Como a cidade é pequena, muitos nomes da lista original de nacionais, foram então substituídos pelos nomes dos internacionais", disse.

Assim a mudança foi feita. Os números foram substituídos por uma constelação de estrelas musicais. A única avenida principal de Santa Cecília, por exemplo, é chamada de Renato Russo. Confira a disposição das vias da cidade: 

Foto: Reprodução/Google Maps
Foto: Reprodução/Google Maps
Foto: Reprodução/Google Maps

Veja mais notícias sobre MúsicaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/