Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

De 'amor agarradinho' a 'cisne selvagem': conheça ruas de Manaus com nomes curiosos

ruas-de-manaus-com-nomes-curiosos_Prancheta-1

Você já deve estar acostumado a abrir o mapa e encontrar ruas, travessas e avenidas com nomes de personalidades da vida política, cultural, religiosa ou que homenageiam as cidades, estados, rios, a fauna e a flora brasileira. Mas certamente você também conhece uma rua que foge um pouco desta regra. 

Em Manaus, os nomes de algumas ruas despertam a curiosidade de quem por elas passa. Conheça algumas delas!

O amor está no ar

 Aparentemente, o Bairro da Paz, na zona centro-oeste da capital e realmente pacífico. Entre as ruas com nomes curiosos estão a rua Amor Agarradinho e a rua Flor de Veludo. Na Redenção, bairro vizinho, você pode encontrar as ruas Cisne Selvagem, Estrela Rajada e Trevo Dourado. Em outros bairros, nomes parecidos: Amor CrescidoAmor Perfeito.

Paixão nacional

No bairro Cidade de Deus, na zona leste de Manaus, as ruas homenageiam o esporte que é a paixão nacional: o futebol. Por lá, você vai encontrar ruas como nomes como Flamengo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Botafogo e Criciúma.

Hipocondria

Para quem não resiste a uma drograria, os bairros Jorge Teixeira e João Paulo tem ruas que levam o nome de medicamentos, como Anador, MelhoralVick Dipirona.

Ervas e plantas

Também no bairro Jorge Teixeira, os moradores podem recorrer à medicina tradicional da Amazônia com ruas que levam o nome de ervas e plantas da região. Copaíba, Mangarataia, Arruda, Alfazema, Hortelã e Cravinho são apenas algumas das ruas daquela região.

Deuses da Mitologia

O Olimpo está um pouco diferente! No bairro Braga Mendes, algumas ruas foram batizadas com nomes de deuses das mitologias grega e romana. Por lá, você vai encontrar as ruas Poseidon, Hades, Netuno, Minerva, Vulcano, Afrodite, Zeus, entre outras divindades.

Ser ou não ser

Importantes nomes da história da filosofia e do iluminismo também foram homenageados na capital amazonense. O bairro de Jorge Teixeira também ostenta as ruas Platão, Aristóteles, Pitágoras, Maquiavel, Augusto Comte, Sócrates, Tales de Mileto, Kant e muitos outros.

Lá vem o Chaves

Em outro ponto da cidade, algumas travessas do bairro Santo Antônio ganharam o nome de personagens do famoso seriado mexicano Chaves. Além do próprio Chaves, o bairro também tem as travessas Quico, Girafales, Florinda, Madruga, Chiquinha, entre outros personagens icônicos.

Veja mais notícias sobre AmazôniaCidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/