Tambaqui de Rondônia é campeão em competição de alimentos durante feira de pescados nos EUA

Rondônia é líder na produção de tambaqui no Brasil. Só em 2021, o Estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional.

A costela de Tambaqui venceu uma das competições da Internacional Seafood Expo North America, uma feira internacional de pescados que acontece em Boston, nos Estados Unidos. O “peixe rondoniense” estava concorrendo com outros 71 participantes, mas levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice.

Segundo representantes do Governo de Rondônia que foram aos EUA acompanhar a feira, além do sabor, durante a disputa foram avaliadas outras características do pescado, como: valor nutricional, originalidade e a adequação ao mercado.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O tambaqui é um peixe de água doce, encontrado na bacia amazônica e muito consumido em Rondônia. A criação dele ocorre em sistemas semi-intensivos, como barragens, viveiros e tanques, e também em sistemas intensivos, com ajuda de aeração mecânica e tanques-rede, por exemplo.

Rondônia é líder na produção de tambaqui no Brasil, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em 2021, o Estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional. Sendo Ariquemes (RO) o maior produtor do estado, produzindo 10 mil toneladas em 2021.

É em Ariquemes que também acontece uma das maiores festas envolvendo o peixe. No Festival do Tambaqui são assadas centenas de bandas do peixe para a população. Na edição de 2022, o festival aconteceu simultaneamente em 10 municípios de Rondônia, além das capitais da Amazônia Legal e em Nova York (EUA). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade