Antes e depois: fotógrafo mostra como fica o céu de Porto Velho encoberto por fumaça de queimadas

As imagens registradas com um drone mostram a diferença de paisagem entre a capital sem e com a fumaça proveniente de queimadas que acontecem no Estado.

O fotógrafo Daniel Salazar impressionou seus seguidores ao compartilhar imagens que mostram o céu de Porto Velho, capital de Rondônia, antes e depois de ser encoberto pela fumaça proveniente de queimadas. Segundo o fotógrafo, as fotos foram feitas com um mês de diferença.

Internautas demonstraram preocupação, visto que a época é marcada por queimadas intensas no Estado e na região amazônica.

Foto: Reprodução/Instagram-pvh.drone (Daniel Salazar)

20 cigarros por dia?

Segundo o analista ambiental e doutor em Biologia Experimental, César Guimarãescomo a industrialização não é tão intensa no Estado, a grande fonte da poluição são as queimadas.

De acordo com a aferição da qualidade do ar, neste período de seca e queimadas, é possível que uma pessoa inale o equivalente ao consumo de 20 cigarros por dia.
“As consequências são imensuráveis, além de impactar na qualidade do ar diretamente, sobrecarrega o sistema de saúde com as doenças respiratórias e impacta a Fauna local. Recolhemos um número enorme de animais mutilados, queimados e intoxicados nesse período e as doenças provenientes da recorrência do lixo pulverizado, distribuído no ar é imponderável”, esclareceu César sobre riscos da inalação contínua do ar poluído.

Problemas na saúde

Na época de seca, os moradores relatam ser normal a tosse e a falta de ar. Com o acréscimo da inalação de fumaça provenientes de queimadas, os problemas de saúde podem se tornar mais sérios a longo prazo.

De imediato, os materiais contidos na fumaça como monóxido de carbono, dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio, podem trazer dificuldade para respirar, dor e ardência na garganta, além de vermelhidão nos olhos.

Com o tempo e a exposição contínua a esses materiais, os problemas de saúde são mais sérios por prejudicarem pulmões, vasos sanguíneos e até o sistema imunológico. As crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios sofrem ainda mais nesse período.

A previsão é que a população sinta a diferença no ar apenas com o retorno das chuvas, ou seja, meados do mês de outubro.

Verão amazônico 

Segundo o meteorologista Marcelo Gama, Rondônia passa pelo período em que os termômetros registram o aumento da temperatura e o clima fica mais seco.

“Rondônia está passando pelo período do verão amazônico, que em média ocorre entre junho e agosto. Neste período do ano as precipitações são bastante reduzidas e geralmente ocorre de forma pontual”, 

explicou.

Confira os registros de Salazar:


COM FUMAÇA

CÉU LIMPO


A primeira foto foi tirada em julho de 2022 e o segundo registro foi feito no início do mês de agosto do mesmo ano. As duas fotografias foram feitas com um drone especial.

*Por Loide Gonçalves, do G1 Rondônia


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade