Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

Verão amazônico: 11 dicas para fugir do calor da Amazônia

Os moradores da Amazônia estão sentindo os reflexos das altas temperaturas. Em Manaus, por exemplo, no dia 22 de agosto, último domingo, os termômetros marcaram 35,1ºC, o segundo dia mais quente do ano na capital amazonense. Visando o bem-estar dos amazônidas, o Portal Amazônia preparou 10 dicas para escapar do calor; confira:



Foto: Reprodução

Do lado de fora

Dá para deixar o calor do lado de fora? Sim. Fechar janelas e/ou cortinas ajudam a bloquear a entrada excessiva de sol ou vento quente. Quando as fechamos, evitamos que o ambiente fique superaquecido.

Foto: Unsplash/Reprodução

Lâmpadas

As lâmpadas quentes (incandescentes) já são substituídas pelas frias (brancas), ou de LED há algum tempo devido à economia e durabilidade. No entanto, essa troca também beneficia a temperatura interna das residências.

Foto: Unsplash/Reprodução

Bebidas geladas

Hidratação é vida. Nos dias mais quentes, ingira bebidas geladas que possam hidratar e refrigerar o corpo. Abuse de água, sucos, vitaminas, sorvetes e chás. A cerveja também é liberada.

Foto: Reprodução

Roupas

Evite roupas pesadas para andar pelas ruas da Amaz6onia. Deixe no seu guarda-roupa peças de jeans, cetim ou seda, afinal, elas só servem para temperaturas mais amenas. A dica é abusar do algodão, que permite ventilação através do tecido, ou seja, o corpo fica ventilado. Outra sugestão é trocar a roupa de cama para peças em algodão.


Foto: Reprodução

Umidifique sua casa

Não curte plantas? Outra opção para umidificar o ar é apelar para baldes de água espalhados pela sua casa. Você pode substituir os baldes por toalhas ou tapetes molhados.


Foto: Reprodução

 Aparelhos eletrônicos

Use o mínimo de aparelhos eletrônicos possível. Afinal, as máquinas liberam calor, mesmo que estejam desligadas. Se você evitar utilizar os aparelhos, além de não passar calor vai economizar energia.


Foto: Reprodução

Ambiente arborizados

Ambientes arborizados são mais frescos: isso é um fato. Leve a dica para dentro do seu lar. Espalhe plantas por todos os ambientes, assim é possível manter o espaço com umidade.


Foto: Divulgação

 Noite

No período da noite, o clima começa a amenizar. Aproveite para deixar a circulação de ar mais na sua residência. É o momento de abrir todas as janelas.


Foto: Divulgação

Toalhas úmidas

Uma dica velha, mas que nunca falha. Umedeça toalhas e as use como cobertores para resfriar a temperatura corporal.


Foto: Divulgação

Banho frio

A corrente de água fria ajuda a diminuir a temperatura do corpo que, além de retirar o suor excessivo, proporciona uma sensação agradável de frescor.


Foto: Divulgação

Protetor solar

O protetor não espanta o calor, mas evita muitos problemas. Por esse motivo, não saia de casa sem estar devidamente protegido. 

Foto: Reprodução/Unsplash

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 25 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/