Confira cinco curiosidades sobre a capital Porto Velho

Quando Porto Velho surgiu, pertencia ainda ao Estado do Amazonas. Mais tarde foi desmembrada para se tornar a capital do Território Federal do Guaporé, hoje Estado de Rondônia.

Quando Porto Velho surgiu, pertencia ainda ao Estado do Amazonas. Mais tarde foi desmembrada para se tornar a capital do Território Federal do Guaporé, hoje Estado de Rondônia. 

Vivenciou muitos ciclos econômicos: exploração da borracha, da cassiterita, do ouro, da construção das usinas no Madeira, confira a seguir 5 curiosidades sobre Porto Velho:

1. Dois feriados de aniversário 

Foto: Reprodução

Porto Velho tem festa em dobro! As comemorações são nos dias 2 de outubro e 24 de janeiro. Mas por que a cidade comemora dois aniversários por ano? O motivo é que as datas se referem ao processo de criação e instalação da cidade.

Em 2 de outubro de 1914, o então governador do Amazonas, Jonathas de Freitas Pedrosa sancionou a lei n° 757 que elevou o município à categoria de cidade, pois até então faria parte do território do Amazonas.

Somente em 24 de janeiro foi feiro a solenidade de instalação da cidade e nomeados superintendente da cidade e os membros do Conselho Municipal. Por isso, o aniversário em dobro.

2. Formação 

Foto: Divulgação

Em 1907, a empresa norte-americana Madeira Mamoré Railway Company iniciou a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerado um ícone ferroviário mundial e a partir daí foi se formando espontaneamente um povoado ao redor da ferrovia, onde hoje é localizado Porto Velho.

 3. Faz fronteira com outro país

Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país, no caso, com a Bolívia. Além disso, é a capital com maior área territorial, sendo mais de 34 mil km².

 4. Terceiro município mais populoso

Foto: Reprodução

A cidade possui cerca de 539.354 habitantes, de acordo com  estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  e é o município mais populoso de Rondônia, o terceiro mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus (AM) e Belém (PA).

 5. Temperatura

Foto: Renata Silva/Arquivo Pessoal

A menor temperatura registrada em Porto Velho foi em julho de 1875 onde chegou aos 7,4 °C, já a maior foi em agosto de 1969 chegando aos 40,9 °C . 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade