Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 20 Outubro 2020

Poeta Alfredo Garcia representa o Pará em Festival reconhecido pela Unesco

O poeta paraense Alfredo Guimarães Garcia vai representar o Pará no Festival de Poesia Webnar, que acontece nesta sexta-feira, (16), na cidade de Dois Córregos, conhecida como a terra da poesia, no interior de São Paulo. Com o tema "Poesia a arte do encontro", o evento é realizado pela ONG Usina de Sonhos, e pretende trazer mais leveza em meio à pandemia do covid-19.

Durante o Festival, o município leva para as ruas da cidade, literalmente, as criações de artistas já reconhecidos por sua obra e as da própria população. Em sua 13ª edição, pela primeira vez o Festival reunirá renomados artistas dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, que participarão do evento por meio de webinares. Ao final do Festival, as poesias serão reunidas para posterior lançamento de um livro.

"Acredito que a poesia é um caminho para o resgate dos sonhos, da ternura e da esperança. E que é o caminho para a transformação humana, ao expressar o afeto, a generosidade e a paz", afirma José Eduardo Mendes Camargo, fundador da ONG Usina de Sonhos, responsável pelo Festival.

Representando o Pará, Alfredo Guimarães Garcia, é na verdade o nome literário de Joaquim Alfredo Guimarães Garcia. Desde 1985 o escritor constrói sua história na literatura brasileira com livros de contos, poesia e crônicas, além de diversos títulos em literatura infanto-juvenil.

 Usina de Sonhos- Projeto reconhecido pela Unesco

Fundada em 1995, e idealizada pelo empresário e poeta José Eduardo Mendes Camargo, a Usina de Sonhos visa obter uma transformação positiva do ser humano por meio do desenvolvimento da criança e da comunidade através das mais variadas formas de linguagem, em especial a poética. Desta forma, estimula e contribui para o surgimento de novos talentos, para o despertar do interesse pela leitura, para o desenvolvimento do pensamento crítico e de produções e manifestações culturais.

O projeto, que foi reconhecido pela UNESCO, órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Cultura, está presente em escolas públicas e particulares de Dois Córregos, por meio da adesão a concursos de poesias; nas indústrias, onde funcionários são estimulados a produzir poesias e participar de concursos culturais; na penitenciária feminina, contribuindo com a auto-estima e a solução de conflitos entre as mulheres encarceradas.

A Usina de Sonhos também promove o Festival Internacional de Poesia, realizado anualmente entre os meses de junho e julho no município de Dois Córregos (SP), com o apoio e patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

O Festival de Poesia é aberto e para participar é só acessar as redes: Instagram: @instituto_usina_de_sonhos, Youtube: Instituto Usina de Sonhos e Facebook: Usina de Sonhos.

Veja mais notícias sobre CulturaNotíciasPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 20 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/