Manaus 30º • Nublado
Quinta, 27 Janeiro 2022

Mickey e Pluto no Pará? Relembre passagem do cineasta Walt Disney no Brasil

screenshot-www.youtube.com-2020.02.11-09_42_49

Você sabia que Mickey Mouse e o Pluto já vieram ao Brasil? E que foram em Belém do Pará? Poucas pessoas sabem desse fato histórico, que repercutiu nos jornais na época.

O Portal Amazônia relembra a passagem de Walt Disney e seus personagens pela região norte e qual foi o plano por trás desse acontecimento.

Foto: Reprodução/El País

Em 1943, a The Walt Disney Company lançou o episódio 'Pluto e Tatu Bola' com a duração de pouco mais de seis minutos. Na ocasião, o próprio Walt Disney, que estava de passagem pela América do Sul, veio até o Brasil e conheceu a capital Belém, no Estado do Pará.

O episódio - e a viagem como um todo - fez parte de um plano intitulado 'Aliança para o progresso'. Nesse período, o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial. A aliança teve o objetivo de fortalecer laços e propagar símbolos norte-americanos nos países visitados.

Nos jornais locais, aconteceu grande repercussão da vinda do empresário. Ele  esteve na rádio PRC-5 e na época relatou sobre  sua estadia na cidade, que disse ter "adorado". Confira a foto de um jornal da época:

Foto: Reprodução

O episódio

Foto: Reprodução

O episódio mostra uma visita rápida de Mickey e Pluto à Belém, quando os dois descem na cidade durante uma escala. Para passar o tempo, Mickey joga uma bola para o Pluto pegar, mas o cachorro acaba conhecendo um tatu bola, iniciando uma aventura na cidade  que termina em um acidental crime de tráfico de animais silvestres.

Além disso, a animação conta com uma trilha sonora bem brasileira, com algumas referências como a típica visão dos rios e vegetação, a fauna e flora do aeroporto de Val de Cans/Cães, na qual Pluto entra para procurar a bola, e o famoso sino que avisava os embarques naquela época.

Zé Carioca

Outro personagem, mundialmente conhecido, dos estúdios Disney, é o papagaio Zé Carioca. Apelido de José Carioca, o personagem fictício foi desenvolvido nessa mesma viagem do empresário ao Brasil, na década de 40.
Foto: Reprodução
Ele é retratado como o típico malandro carioca, sempre escapando dos problemas com o "jeitinho" característico brasileiro. A estreia do personagem foi no filme 'Alô, amigos' ('Saludos amigos', no título original). O filme se passou nos Estados Unidos e narra um passeio turístico de Donald e Pateta, guiados por Zé, pelas paisagens de cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e Chile.

 Confira o episódio que se passa em Belém a seguir:

Veja mais notícias sobre AmazôniaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/