Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

7 museus de ciência para visitar no Peru

Apaixonado por ciência e tecnologia? Se você tem interesse em viver uma experiência única e enriquecedora, os museus de ciência – públicos e privados – podem ser sua melhor opção. De museus de arqueologia a observatórios astronômicos que oferecem experiências imersivas, conheça alguns dos principais museus de ciências do Peru:

Foto: Divulgação/Agência Andina

Museu do Cérebro

Este museu, inaugurado em 26 de agosto de 1997, faz parte do Instituto Nacional de Ciências Neurológicas (INCN), localizado no antigo Hospital Santo Toribio de Mogrovejo, em Barrios Altos. Foi criado com o objetivo de complementar a formação acadêmica de estudantes médicos, escolares e universitários.

Hoje, o museu constitui um cenário de aprendizagem em neurociências e é reconhecido como o único do gênero na América Latina. Além de um acervo de 2 mil cérebros humanos preservados e de uma exposição de 300 deles distribuídos em uma sala para cérebros sem patologias, o espaço conta com uma sala para fetos com malformações do sistema nervoso e uma ampla sala com doenças cerebrais.

Além disso, exibe a mais completa coleção de seções cerebrais com patologias neurológicas e abriga uma pequena coleção de cérebros de animais menores. Este museu é considerado um dos pilares para a aprendizagem sobre prevenção e saúde neurológica.

Segundo o site da INCN , a capacidade do local é de no máximo 60 pessoas e mantém-se a obrigatoriedade do uso de máscara para entrada.

-Endereço: Jr. Áncash, n°1271, Lima
-Horário: Segunda a sábado das 7h às 13h (última entrada às 12h30)

Museu de História Natural "Javier Prado"

O Museu de História Natural, fundado em 28 de fevereiro de 1918, é um departamento da Reitoria da UNMSM encarregado de coletar, pesquisar e expor organismos e amostras representativas do Patrimônio Natural do Peru e da humanidade nas áreas de flora, fauna e mar. , a fim de gerar conhecimento científico e divulgá-lo em todos os níveis.

Com mais de 1,8 milhão de exemplares, o museu constitui a maior coleção biológica do Peru e é reconhecido mundialmente por suas valiosas coleções de botânica, zoologia, geologia e paleontologia.

Nas áreas de pesquisa são preservadas coleções que constituem um registro inestimável da história natural do Peru. Estes são devidamente preservados, catalogados e armazenados em ambientes condicionados para esse fim.

A área de pesquisa está organizada em quatro divisões científicas: Zoologia, Botânica, Geociências e Ecologia. Cada uma possui departamentos especializados em diversas formas de vida, segundo seu site oficial.

- Endereço: Universidade Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), Lima

Museu Planetário Solar Morro e Observatório Astronômico

O Planetário de Lima é composto por 2 níveis ou andares: no primeiro existe um museu local onde estão expostas pinturas relacionadas com temas de astronomia e astronáutica, bem como alguns dioramas (representações tridimensionais de uma paisagem, cena ou evento histórico ).

Também estão expostos instrumentos astronômicos do século XIX, entre os quais se destaca o Telescópio do escritor Ricardo Palma, e outros modernos para que o público possa distinguir sistemas. 

Da mesma forma, estão expostas algumas peças arqueológicas da cultura Ichma encontradas na área, bem como bem como uma pequena amostra de suprimentos militares da Guerra do Pacífico encontrada em Morro e que serve de prelúdio ao amplo ambiente interno do Observatório onde está sendo instalado o display principal.

Além disso, você pode ver uma amostra de fósseis (do Cretáceo inferior) da área e uma amostra variada de aerólitos como Sideritas, Octaedritas e Brechas precipitadas na Terra.

- Endereço: Cima del Morro Solar s/n, Chorrillos
Museu de Artes e Ciências "Ing. Eduardo de Habich"

Este museu, localizado na antiga Biblioteca Central da Universidade Nacional de Engenharia (UNI), foi inaugurado em 2016 com o compromisso de aproximar a cultura da comunidade UNI e do público em geral, além de promover o interesse pela história, identidade nacional e herança.

O museu oferece aos seus visitantes duas salas de exposição. A sala permanente possui um acervo de mais de 200 peças; entre as quais se destacam as da arte peruana dos séculos XIX e XX, compostas por pinturas e esculturas, além de um mural que emoldura a entrada do museu do artista Juan Manuel Ugarte Eléspuru.

Possui também um acervo histórico de móveis e instrumentos científicos que remontam às origens da fundação da Escola Nacional de Engenheiros, hoje UNI, bem como um valioso acervo de cerâmicas e têxteis pré-hispânicos, entre os quais se destaca a cultura Chancay. fora.

Por outro lado, na sala temporária está exposta a exposição intitulada "Tesouros da coleção do Museu Andrés del Castillo", inaugurada em 19 de julho de 2017 graças à contribuição do benfeitor cultural, Guido del Castillo Echegaray.

- Endereço: Av. Tupac Amaru 210, San Martín de Porres
Museu de História Natural Vera Alleman Haeghebaert

O Museu de História Natural Vera Alleman Haeghebaert foi fundado em 1991 com o objetivo de abrigar as coleções científicas dos alunos da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Ricardo Palma e deve seu nome à Dra. no Peru em 1969 trazendo uma pequena coleção de amostras educacionais de fósseis do exterior.

O museu abriga uma vasta coleção de representantes da flora e fauna peruana, atuais e fósseis, e até exemplares únicos com os quais são descritas novas espécies. As atividades do museu visam compreender a biodiversidade do país e a sua situação face ao incessante avanço humano.

O Museu de História Natural Vera Alleman Haeghebaert apresenta duas salas de exposição, uma permanente e outra temporária que é renovada periodicamente.

- Endereço: Av. Benavides 5440, Santiago de Surco
- Horário: segunda a sexta das 9h às 16h e sábados das 9h às 14h
Museu da Eletricidade

O Museu da Eletricidade é um espaço cultural e interativo que foi criado em 1994 com o objetivo de explicar, através de diversos objetos, a história da eletricidade no Peru . Da mesma forma, é um espaço de testemunho e valorização da ciência e tecnologia que se desenvolve no país.

No entorno do museu, os visitantes poderão apreciar o "Pátio das Esculturas", espaço onde estão expostas máquinas ou peças relacionadas à geração e transmissão de energia elétrica, como a Roda Pelton, também chamada de 'Turbina Pelton', que foi inventado em 1979 e cujo uso está concentrado na geração de energia elétrica.

No interior do museu são apresentados infográficos e objetos que, juntos, ilustram o processo histórico do surgimento da eletricidade no Peru. O museu é composto por um total de seis salas de exposição . No primeiro deles há uma exposição geral sobre a história da eletricidade; A sala seguinte, denominada "Pioneiros e fontes de geração" explora o trabalho dos pioneiros no estudo da eletricidade e suas contribuições para o posterior desenvolvimento deste campo de estudo. Esta sala também exibe uma série de objetos que desempenharam um papel crucial na geração de eletricidade.

A terceira sala do museu, concebida como uma homenagem à história dos bondes, é conhecida como "História Oral e Bondes de Lima", onde se encontra a narração (gráfica e textual) da história do surgimento da iluminação pública. O carácter de oralidade desta terceira sala do museu deve-se à recolha de testemunhos.

- Endereço: Av. Pedro de Osma 105, Barranco
Sítio Museu "Ernst W. Middendorf"

Inaugurado em 24 de janeiro de 2003, este museu está localizado dentro do Complexo Arqueológico de Maranga, cenário de um dos processos culturais pré-hispânicos de grande relevância na Costa Central Peruana e deve seu nome ao médico e antropólogo alemão Ernst Wilhem Middendorf, um dos primeiros viajantes a explorar a zona e a dar a conhecer a sua riqueza arqueológica.

A primeira exposição "Marai, Malanca, Maranga" incluiu vários objetos arqueológicos correspondentes às culturas Lima, Ichma e Inca, que ocuparam esta parte do vale do Rímac entre os anos 200 aC e 1532 dC

O espaço é composto por duas salas de exposições permanentes referentes respectivamente à arquitetura e artefatos e uma sala temporária. As coleções do museu são compostas por mais de setecentos bens arqueológicos provenientes das escavações realizadas no âmbito do programa de investigação arqueológica desenvolvido pela Unidade de Arqueologia do Parque de las Leyendas, como cerâmicas, têxteis, líticos, metal, mate, artefactos confeccionados de madeira, concha, osso e outros materiais orgânicos.

Tanto as salas de exposições como as exposições permanentes do museu foram renovadas para incorporar as últimas descobertas arqueológicas feitas na área. No âmbito do programa de extensão cultural são realizadas diversas atividades que visam contribuir para a conservação, sensibilização e divulgação do património cultural, tais como oficinas especializadas, cursos, ciclos de conferências, simpósios, exposições temporárias e atividades educativas.

- Endereço: Av. Parque de las Leyendas N° 580, San Miguel

Veja mais notícias sobre TurismoAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/