Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Kemito Ene: empresa Ashaninka peruana triunfa no mercado mundial de cacau e café

Superando as crises sanitárias, ambientais, sociais e econômicas que atingiram o Peru, Kemito Ene, uma cooperativa de mais de 300 produtores da selva central do país, conseguiu exportar, em maio de 2023, seus produtos orgânicos para a América do Norte, Europa e, em breve, para a Ásia, preservando a sua cultura e ambiente.

Kemito Ene, que significa "Viver Bem" na língua nativa dos Ashaninkas, é uma cooperativa que nasceu em 2010, quando mais de 460 famílias da bacia do rio Ene se uniram para se aventurarem na produção e comercialização de cacau e café, procurando um preço justo que lhes permitisse melhorar a qualidade de vida das suas famílias.

Desde 2021, Kemito Ene é apoiado por organizações regionais e também faz parte do fortalecimento empresarial no âmbito do projeto 'Amazônia Indígena: Direitos e Recursos', implementado no Peru pela Associação Inter étnica para o Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP ), NESsT, WWF Peru e com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Desde então, este empreendimento se tornou um rendimento permanente e uma alternativa para preservar o equilíbrio ecológico dos seus territórios, ao mesmo tempo que fortalece a ligação entre a comunidade enquanto coletivo e a sua biodiversidade.

Nos últimos quatro anos, a Kemito Ene deu passos importantes e hoje é uma cooperativa orgânica certificada para expandir seus pontos de venda fora do Peru e aumentar o valor comercial de seus produtos, que incluem chocolates, manteiga de cacau, nibs de cacau, cacau em pó, torrado café em grão e moído, entre outros.

No entanto, teve que se reinventar para superar adversidades como a pandemia de Covid-19, a guerra na Europa, o aumento do preço dos fertilizantes em todo o mundo, as alterações climáticas, o fenómeno El Niño e a instabilidade política do Peru, que dificultou o seu comércio externo. interno.

"Graças a diversas formações recebidas em marketing, vendas e contabilidade, ministradas pela NESST – parceira do projeto AIRR, começamos a desenvolver uma estratégia comercial que motivasse a compra do nosso café e chocolate em novos mercados. Nosso objetivo é ampliar nossa carteira de clientes no mercado nacional e internacional", disse Felixto Cabanillas Contreras, presidente da cooperativa.

Em maio de 2023, representantes da Kemito Ene fizeram uma viagem comercial ao Sudeste Asiático (Indonésia e Singapura) e à Feira Thaifex Anuga Asia em Bangkok (Tailândia) em busca de seus produtos derivados do cacau como chocolates, manteiga de cacau , nibs de cacau e cacau em pó, bem como grãos de café torrados e moídos são reconhecidos e procurados por mais clientes na América do Norte, Europa e em breve na Ásia.

Digite seu texto aqui...

"Kemito Ene é uma iniciativa que busca preservar a riqueza cultural da região e que mostra ao mundo a visão de mundo do povo Ashaninka, através de seus produtos. Independentemente das adversidades, seus mais de 340 associados conseguiram aderir, beneficiando mais de 1.500 pessoas em suas comunidades e gerenciando 475 hectares de floresta de forma sustentável. O sonho está se tornando realidade e eles continuam trabalhando para se sustentar no futuro", 

acrescentou Edith Condori, do WWF Peru.

Veja mais notícias sobre Amazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/