Manaus 30º • Nublado
Quinta, 21 Outubro 2021

Ninho de pássaro ou cesto de palha? Entenda o que a Arena da Amazônia representa

arena_da_amazonia

A Arena da Amazônia - Vivaldo Lima é um espaço multiuso que tem a capacidade de receber jogos de futebol, shows, eventos, feiras e visitações. Pode também ser adaptada para receber jogos de futebol de areia e de esportes de quadra como vôlei e basquete.

O local substituiu o estádio de futebol Vivaldo Lima, nome em homenagem a um dos importantes personagens do esporte amazonense, o desportista e incentivador, Vivaldo Lima.

Com capacidade para pouco mais de 44 mil pessoas, além de 445 assentos para pessoas com deficiência, possui 68 camarotes, 4 cabines de transmissão, 141 antenas de internet, 82 banheiros e 400 vagas de estacionamento, no subsolo divididas em uma área de 84.000 m².

Foto: Reprodução / Acervo Grupo Stadia

O estádio foi construído para ser utilizado como uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014 e inaugurado em 9 de março de 2014. O arquiteto autor de seu projeto é Ralf Amann do escritório alemão GMP.

O projeto arquitetônico foi inspirado em 3 elementos que representam a região: a natureza, as cores vivas e o elemento artesanal. 

A arena representa um grande cesto de palha, objeto tradicionalmente utilizado na cultura indígena para os afazeres domésticos. A fachada é permeada por recortes no formato da letra "X", que diminuem de tamanho à medida que se aproximam da cobertura. Internamente, os assentos são marcados pela mistura de tons amarelos, laranjas e vermelhos em referência à rica fauna e às frutas típicas.

Foto: Reprodução / Acervo Grupo Stadia

 Maurício Reverendo, arquiteto do Grupo Stadia, escritório responsável pelo projeto executivo, ressalta que as peças de artesanato da Amazônia são criações artísticas referentes à região. "Elas possuem formas e soluções estruturais complexas usadas como ponto de partida para a criação de uma arquitetura ímpar. Ao longo do desenvolvimento do projeto, algumas especificações de materiais e cores foram definidas com base na diversidade de tons presentes nos elementos naturais do lugar".

A Arena da Amazônia foi eleita a segunda melhor construída de 2014, pelo site StadiumDB, tendo a maior pontuação pelo impacto visual, só perdendo para o estádio Hazza Bin Zayed, dos Emirados Árabes. Em fevereiro de 2015, o estádio foi eleito o "2º melhor estádio do ano de 2014" pelo site inglês Stadium DataBase em uma enquete realizada por um júri selecionado pelo próprio site.

Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/