Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Setembro 2021

Nas redes sociais, influenciadora indígena divulga conhecimentos tradicionais

Os costumes indígenas são passados de geração em geração, de pais para filhos e, atualmente, alcança até mesmo as redes sociais. Essa é a luta da influenciadora digital, Gabrielle Maragua, 21 anos, mais conhecida como Ira Maragua, de São Gabriel da Cachoeira. Ela possui mais de 14 mil seguidores no Instagram e, em suas postagens, exalta as tradições do seu povo.

Ira é da etnia Baré e mora em Manaus há três anos. A mudança aconteceu para que a indígena conseguisse se formar no ensino médio. Na cidade grande, a beleza da jovem chamou a atenção dos organizadores do concurso Miss Amazonas Internacional 2020 e, dessa forma, Ira representou o município de São Gabriel da Cachoeira na disputa.

Os traços marcantes do rosto de Ira mostraram a força da mulher indígena. No concurso, a influenciadora foi eleita a Miss Fotogenia 2020. A experiência trouxe frutos positivos na carreira dela. "A mulher indígena tem uma beleza singular e o meu papel foi mostrar o biotipo da Amazônia para o público", comentou Ira.

A influenciadora utiliza materiais regionais para produzir algumas de suas maquiagens. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Orgulho é a palavra que define Ira. Nas redes sociais, a influenciadora divulga com orgulho toda sua herança indígena. Atualmente, Ira mora na comunidade Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã, área que abriga família indígenas de diversas etnias. Todos os dias, a casa de Ira recebe visitas mais que especiais, são crianças de outras etnias que adoram aparecer nas postagens dela.

"Meus vizinhos são os Tukanas e Tikunas, então, eles se tornaram minha família que estão sempre ajudando no meu dia a dia. Aproveito que eles estão aqui para passar todo o conhecimento que recebi. Essas crianças são especiais e tenho prazer em ajuda-las", afirmou Ira. 

Ira dá dicas de maquiagem e beleza nas redes sociais. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

As dicas da influenciadora são todas baseadas nos conhecimentos indígenas. Através de receitas simples, Ira difunde produtos e receitas dos povos indígenas. Entre as mais famosas estão: creme de mel de babosa para os cabelos, receita de molho de pimenta e molhado de chibé.

"Fico feliz em trazer cultura e informação dos indígenas para os internautas. Até porque é raro encontrar uma indígena que mostre suas raizes desse jeito. São receitas caseiras passadas de geração a geração, dicas que podem ser feitas com materiais que os amazônicas tem em casa", destacou Ira. 

Confira algumas dicas de Ira:

Veja mais notícias sobre CidadesAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/