Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional para combater crimes ambientais no AM

Reforço será utilizado na Operação Arpão, na calha do Rio Negro e Solimões, por um período de 45 dias

Uma portaria publicada na terça-feira (12) pelo Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Governo do Amazonas em ações de combate aos crimes ambientais e tráfico de drogas. O reforço será utilizado na Operação Arpão, na calha do Rio Negro e Solimões, por um período de 45 dias.

Foto: Reprodução/Policia Federal do Pará

No texto, o Ministério informa que o prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado, caso seja necessário. Não há detalhes sobre o efetivo que será utilizado, mas a nota informa que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Força Nacional, que deverá ter o apoio logístico e infraestrutura oferecidos pelo governo do Amazonas.

Ainda conforme a portaria de número 31, o governo do Amazonas poderá solicitar uma prorrogação do período de auxílio da Força Nacional de Segurança se houver necessidade.

A Operação Arpão faz menção à base de segurança fluvial instalado pelo governo na região conhecida como “corredor do tráfico” no Amazonas, na altura da cidade de Coari, no médio Solimões.

Apreensão recorde

Em dezembro, a Polícia Federal fez uma apreensão recorde de madeira irregular. Foram 43 mil toras ao longo dos rios Mamuru e Arapiuns, na divisa do Pará com Amazonas. Apesar da apreensão, ninguém foi preso na ação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade