Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Conheça a história do primeiro grande projeto habitacional em Manaus: o bairro Cidade Nova

Da Manaus dos prédios imponentes do período da borracha a ousadia de construir o primeiro conjunto habitacional e de fato dar cara ao que a capital amazonense estava virando: uma grande metrópole no meio da floresta. Imagine planejar um bairro no meio cidade em pleno crescimento da Zona Franca de Manaus (ZFM)? Há mais de 40 anos isso aconteceu com a inauguração do bairro Cidade Nova, considerado um dos maiores da cidade.

Criado para abrigar pessoas que vinham do interior do Amazonas e migrantes das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, o bairro Cidade Nova começou a ser planejada nos anos 70, impulsionado pelo crescimento da ZFM. Foi idealizado durante a administração de José Lindoso e entregue à população em 1981.

O projeto inicial previa a construção de 15 mil casas, mas foi reduzido para 1800 unidades habitacionais que formam a primeira etapa do conjunto. Um "acontecimento" que trouxe a Manaus até o general João Batista de Figueiredo, o último presidente do Regime Militar, que juntamente com o governador do Estado e a classe política da época inauguraram o bairro.

Foto: Márcio Melo/Seminf Manaus

Uma das famílias beneficiadas e sorteadas para receber as chaves de uma dessas primeiras casas da primeira etapa, foi a de Raimunda Gorete dos Santos. Moradora do bairro desde a fundação, ela trabalha com vendas de comidas desde 1985 no bairro. Figura conhecida, Gorete lembra que no início o conjunto era pacato e todas as famílias se conheciam. "O meu padrasto ganhou a casa e nós viemos com ele. Era bem divertido. Tinha um forró que sexta, sábado e domingo o 'point' era ali", relembra.

No mesmo ano foram entregues duas escolas. Serviços de saúde e transporte público eram as grandes dificuldades. 'Seu' Macedo, que tem uma banca no Centro de Manaus, lembra bem das limitações do transporte: "os ônibus aqui só tinha até as 20 horas".

Mas apesar dessas dificuldades iniciais, Gorete lembra que a família e os vizinhos eram muito unidos e todo final de semana iam para "banhos" (balneários na cidade) que existiam dentro do bairro. "A gente tomava banho nos igarapés e eu levava meu filho de dois anos pra tomar banho lá (na época). Gosto dos meus clientes, dos vizinhos. Aqui é bom de se viver", declara

A Avenida das Torres cruza toda a Zona Norte de Manaus, onde se localiza o bairro Cidade Nova. Foto: Reprodução/Portal da Copa (Wikipedia)

Início de tudo

A construção do conjunto foi uma tentativa de reduzir o déficit habitacional causado, principalmente, pela grande quantidade de famílias que vinham de munícipios vizinhos e também de outros Estados em busca de emprego no Polo Industrial de Manaus (PIM). O historiador Aguinaldo Figueiredo recorda que o conjunto foi criado para, de fato, ser uma "nova cidade".

"Fazia parte dos planos do governador José Lindoso criar uma espécie de cidade-dormitório que abrigasse os trabalhadores do Distrito Industrial, que estava em expansão, e mais aquela demanda da população que não tinha casa própria ou que morava em situação insalubre. Aliás, pouco tempo depois, tentou-se fazer um plebiscito para que a Cidade Nova se tornasse depois um município", releva.

Outras quatro etapas do bairro foram entregues ao longo dos anos. Para o historiador, a criação do bairro foi o principal vetor para a expansão urbana de Manaus para a Zona Norte. 

"Criou-se um bairro mesmo, extenso, com numerosas comunidades autônomas, e hoje é, de fato, esse grande bairro. Eu, por exemplo, moro no bairro da Cidade Nova, no Conjunto Manôa, que faz parte oficialmente do bairro que também sofreu esse processo de ocupação na sua periferia e já está também se condicionando como uma região populosíssima", contou o historiador.

Atualmente, são mais de 325 mil habitantes que moram em ruas que tem uma infraestrutura única em cada núcleo, com suas igrejas, quadras e escolas no que um dia foi um projeto habitacional. Agora, a antes pacata e tranquila Cidade Nova convive com os atributos de uma grande cidade, com o fluxo intenso de veículos, um expressivo centro comercial, shoppings, lojas e bancos.

*Reportagem de Ricardo Chaves com produção de Paulo Rodrigo e Lui Kavassaki, da CBN Amazônia Manaus

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/